segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Município de Cristal decreta situação de emergência para diminuir prejuízos dos produtores rurais


Cristal decretou na última sexta-feira (28/12), situação de emergência por ocorrência de prejuízos significativos nas lavouras de milho, soja e fumo, entre outros. Outra preocupação é com a produção leiteira, que sofre queda gradual com a falta de chuvas, e, além disso, inúmeras famílias que sofrem com a falta de água potável para o consumo humano. Em visita aos produtores na última semana o Vice-prefeito Rudi Trapp e a Emater/Cristal puderam comprovar o drama do produtor cristalense que vê sua plantação defasada pela falta de chuvas.

A incidência de chuva no Município no final de semana restringiu-se à área urbana e os prejuízos ocasionados pela seca já são irreversíveis, o que, portanto, justifica o decreto de situação de emergência na esperança de que o produtor possa ao menos ter flexibilidade na hora de fazer o pagamento de sua dívida de produção ao final da safra, ou do que restar dela com a previsão de pouca chuva que há para a região.

Plantação de tabaco
TABACO – Na sexta-feira a situação em relação ao tabaco mostrava um quadro de prejuízos na ordem de 25% de acordo com laudo preliminar da Emater, o que só se agravou devido a temperaturas muito elevadas e a falta de chuvas, que causa uma deficiência hídrica na planta, que faz com que as folhas despenquem precocemente. A precipitação foi de 23mm, porém, no perímetro urbano. No interior do município, entre 19 de novembro e a presente data houve precipitação de apenas 23mm, que associadas às altíssimas temperaturas gerou todas estas adversidades.

Plantação de milho
MILHO – A situação é semelhante à do tabaco, onde a planta sente a falta de água ocasionada pela longa estiagem e das 1.800 hectares plantadas no Município, 30% considera-se como perda total.

SOJA – das 7.000 hectares de soja plantadas no Município, 1.500 foram plantadas após o dia 15 de dezembro, ou ainda aguardam o plantio, as quais encontram sérias dificuldades até mesmo para efetuar a germinação o que dificulta inclusive o calculo das perdas.

Plantação de soja
LEITE – A quebra na produção de leite chegou à última sexta-feira já com perda de 20% na produção segundo relatório da Emater, ou seja, dos 290 mil litros produzidos mensalmente pelo Município, 39 mil litros foi o percentual de quebra desta produção. Ao todo, o prejuízo dos produtores de Cristal, previamente calculados pela Emater, chega a R$ 3.296.000,00.

O Problema estende-se perigosamente aos seres humanos, pois nas localidades visitadas: Alto Alegre, Butiá, Serrinha, Bom Será, Costa do Camaquã, Paço da Balsa, Palanque e Colônia Nova foi possível, em conversa com moradores, constatar a escassez de água potável para o consumo.

Existem três poços no Município que foram perfurados há cerca de dez anos em parceria com a SDR (Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural) nas localidades da Colônia Nova, Palanque e Bom Será, e que não foram concluídos, sendo inclusive selados e reabertos apenas no ano de 2013 em parceria do Município com a Secretaria do Estado de Obras, que prestou apoio para realizar análise qualitativa e quantitativa, o problema, é que não há em nenhum dos poços um reservatório para a água, nem tampouco uma rede de distribuição, o que torna ainda mais difícil a situação destas localidades historicamente castigadas pela falta de abastecimento adequado de água.
(Fonte: Ass Com P.M. Cristal)

Nenhum comentário:

Postar um comentário