O prefeito João Carlos Machado resumiu em tom de reflexão o final de uma longa batalha que durou um ano: “Mesmo que recebamos diversos 'nãos', nunca devemos desistir na primeira”. João Carlos se referia ao longo processo para liberação de recursos do PAC, que exigiu do município um grande esforço para se enquadrar dentro dos critérios estabelecidos.
O ato que consolidou o final feliz deste processo se deu na tarde desta sexta-feira (6), no Salão Nobre da Prefeitura, quando foi assinado o convênio para a liberação de R$ 10,6 milhões para o asfaltamento de 107,1 mil M2 de ruas da cidade. Além das ruas que receberão pavimento (ver lista abaixo), o prefeito fez outro aguardado anúncio: a Avenida Cônego Valter Hanquet será toda recuperada, num serviço até então inédito desde que ela foi construída, na década de 1980. “É com profunda alegria que estamos dando esta boa notícia aos camaquenses: enfim iremos arrumar a nossa Faixinha”, disse João Carlos ao informar que o serviço também contemplará o trecho da avenida que atualmente possui paralelepípedo, entre a Fundasul e a ponte do Arroio Duro.
Na solenidade de assinatura do convênio falou pela Caixa Econômica Federal, o seu superintendente regional do Extremo Sul, Adilson Christovam. Em discurso após firmar a parceria, Christovam registrou a presença da CEF na região: “Estamos atingindo até o final do ano um total de R$ 4 bilhões injetados na economia dos nossos treze municípios que compõem a nossa região; o que para nós é motivo de orgulho”, frisou o superintendente. Com ele também representaram a CEF no ato os gerentes regionais Chagler Zandavallia e Ricardo Turcato e a gerente geral local Angela Girardi.
Prestigiaram a assinatura do convênio a maiorias dos vereadores camaquenses, entre os quais o presidente da Câmara, Fulvio Lessa, além dos secretários municipais, servidores e dirigentes de entidades.
Ao relatar as diversas etapas do encaminhamento do projeto, João Carlos enalteceu o fato de Camaquã ser o primeiro município da Região Sul a estar recebendo os recursos para este fim. “Passamos por um rigoroso filtro, onde pesou muito a credibilidade administrativa do nosso município, adquirida nestes últimos anos”, disse ele ao cumprimentar o ex-prefeito Molon, que deu o primeiro passo para o convênio. João Carlos agradeceu também aos técnicos da CEF pela disponibilidade demonstrada durante as negociações e se congratulou com os servidores da Secretaria Municipal da Fazenda e do setor do Planejamento “pela competência e persistência que sempre tiveram”.
Trator, patrulha agrícola e computadores
Além da pavimentação, outros dois convênios foram assinados para aquisição de um trator e de uma patrulha agrícola. Os recursos são do Orçamento Geral da União (OGU). A gerente Angela Girardi também assinou o Termo de Doação de 25 computadores para três escolas do município e uma escola estadual de Camaquã.
As ruas que serão asfaltadas:
JOAQUIM GONÇALVES DA SILVA
(TRECHO ENTRE AS AV. MARCÍRIO DIAS LONGARAY E JOSÉ LOUREIRO DA SILVA).
ANTHERO SALUSTIANO SILVEIRA
(TRECHO ENTRE AS AV. JOSE DE SOUZA CASTRO E MARCÍRIO DIAS LONGARAY)
BAGÉ
(TRECHO ENTRE BR116 E AV. NESTOR DE MOURA JARDIM)
DIRETOR PESTANA
(TRECHO ENTRE AV.CONEGO LUIZ WALTER E BAGÉ)
PASSO FUNDO
(TRECHO ENTRE AV. CONEGO LUIS WALTER HANQUET E BAGÉ)
MONTENEGRO
(TRECHO ENTRE AV. CONEGO LUIZ WALTER E RUA BAGÉ)
GUANABARA
(TRECHO ENTRE RUA JOSÉ ANTONIO PIRES E AV. ANTHERO SALUSTIANO SILVEIRA).
03 DE OUTUBRO
(TRECHO ENTRE AV. JOSE DE SOUZA CASTRO E JOSÉ DA SILVA AZAMBUJA)
CONEGO LUIZ WALTER HANQUET
(TRECHO PONTE ARROIO DURO E BR 116)
TOTAL: 107.134 m2 / extensão 10.759,40m.
(Fonte: Ass Com Soc Gov Mun)
Nenhum comentário:
Postar um comentário