sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Equipe da STE coleta amostras para campanha do Programa de Monitoramento da Qualidade da Água

Coleta no arroio Velhaco, em Camaquã. Foto: Amanda Montagna
A Gestão Ambiental (STE S.A.) das obras de duplicação da BR-116/RS, de Guaíba a Pelotas, realizou, entre os dias 07 e 09 de janeiro, a 6ª campanha do Programa de Monitoramento da Qualidade da Água. Neste período, a equipe coletou amostras em 15 arroios interceptados pelo empreendimento. A ação ocorre trimestralmente com o intuito de minimizar possíveis impactos da construção nos recursos hídricos locais.

Os cursos d’água monitorados integram as Sub-Bacias Hidrográficas dos Rios Jacuí, Camaquã e Piratini-São Gonçalo e do Lago Guaíba, nas quais o uso da água inclui atividades de navegação, mineração, turismo e lazer, pesca, preservação ambiental e geração de energia. De acordo com o engenheiro agrônomo da STE S.A., Lauro Bassi, a primeira campanha de 2014 caracterizou-se pelo baixo volume de água encontrado. “O motivo é a época de pouca chuva e alta demanda para irrigação das lavouras de arroz. Essa redução altera alguns parâmetros avaliados, mas as obras seguem sem interferir na qualidade dos recursos hídricos”, analisa.

As coletas ocorrem a montante e a jusante de cada arroio, ou seja, acima e abaixo de onde encontram-se as obras. Cinco parâmetros são medidos ainda em campo, por meio de aparelhos que determinam turbidez (causada pela presença de materiais sólidos em suspensão), pH, condutividade elétrica, oxigênio dissolvido e temperatura. As demais características bacteriológicas e físico-químicas das amostras são analisadas em laboratório. Através dos resultados, a equipe pode comparar estatisticamente as diferenças e identificar a existência de impactos ambientais decorrentes do empreendimento.
(Fonte: STE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário