sexta-feira, 24 de maio de 2013

Produtores do Centro Norte catarinense poderão devolver embalagens de agrotóxicos

Maio de 2013 - A partir da próxima semana, os produtores de tabaco da região Centro Norte, de Santa Catarina, participam do Programa de Recebimento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos, que oportunizará a correta destinação dos recipientes vazios de agrotóxicos, inclusive aqueles que tenham sido utilizados em outras culturas. As primeiras coletas do novo roteiro serão realizadas em Porto União e Irineópolis, na segunda-feira, 27 de maio.

Em atividade desde o ano 2000, o programa pioneiro é desenvolvido anualmente de forma itinerante pelo SindiTabaco (Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco) e empresas associadas, em parceria com a Afubra (Associação dos Fumicultores do Brasil). Aos produtores que aderem ao programa e entregam as embalagens tríplices lavadas, são fornecidos recibos – fundamentais para apresentação aos órgãos de fiscalização ambiental, uma vez que a devolução é obrigatória, desde 2002.

Uma equipe terceirizada percorrerá os 16 municípios em roteiro previamente estabelecido e elaborado de acordo com a concentração de produtores. As rotas e o calendário estão disponíveis no site do SindiTabaco com detalhamento de localidades, pontos de coleta, data e horário em que os produtores poderão levar suas embalagens tríplices lavadas e flexíveis. Os roteiros também são divulgados antecipadamente em rádios e por meio de convites individuais entregues aos produtores pelos orientadores das empresas, além de cartazes distribuídos nas comunidades.

MUNICÍPIOS PARTICIPANTES 
 
Porto União – 27 de maio
Irineópolis – 27 a 29 de maio
Bela Vista do Toldo – 29 e 31 de maio
Canoinhas – 3 a 5 de junho
Major Vieira – 6 de junho
Papanduva – 11 de junho
Monte Castelo – 12 de junho
Timbó Grande – 12 de junho
Mafra – 12 e 13 de junho
Três Barras – em Mafra
Campo Alegre – 14 de junho
São Bento do Sul – 14 de junho
Rio Negrinho – 14 e 17 de junho
Jaraguá do Sul – em Rio Negrinho ou São Bento do Sul
Joinville – em Rio Negrinho ou São Bento do Sul
Itaiópolis – 17 a 19 de junho

Mais informações sobre os pontos de coleta:
http://sinditabaco.com.br/gestao-ambiental/programa-de-recebimento-de-embalagens-vazias-de-agrotoxicos/

Um comentário:

  1. DEPOIS QUE POLUIRAM TODAS AS COLONIAS, SANGAS E RIOS, COM VENENOS TERRIVEIS, HOJE PASSADOS 50 ANOS DE ATIVIDADES FUMAGEIRA, PRESSIONADOS PELA MIDIA DA CAPITALE SECRETARIAS DE MEIO AMBIENTE SÃO TOMADAS MEDIDAS PALIATIVAS. E NOSSA AGUA DA BARRAGEM? CERCADA DE LAVOURAS DE FUMO POR TODOS OS LADOS? NÃO É A TOA QUE CAMAQUÃ É UM DOS MUNICIPIOS COM MAIOR INCIDENCIA DE CANCER DO BRASIL. NINGUEM ASSUME UMA INVESTIGAÇÃO OFICIAL SOBRE ESTA TRAGÉDIA. QUAL O DESTINO DESTE PLASTICO RECOLHIDO?
    MARINO

    ResponderExcluir