sexta-feira, 1 de julho de 2011

Família permite doação de órgãos de tenente-coronel morto ao evitar assalto na Capital

Tenente-coronel Danilo Rozo
Os familiares do tenente-coronel da Brigada Militar, Danilo Rozo, de 48 anos, morto a tiros por assaltantes na quinta-feira (30) ao reagir a um assalto na zona norte de Porto Alegre, autorizaram a doação dos órgãos do oficial. Segundo a Brigada Militar, Rozo também havia se declarado doador. O policial da reserva deixou a esposa e um filho de 12 anos. Ele vai ser velado e enterrado, nesta sexta, na cidade natal, Restinga Seca, na região central do Estado.

O tenente-coronel morreu no Hospital Cristo Redentor (HCR), após ter sido baleado em uma troca de tiros com três ladrões que abordavam uma mulher, por volta das 15h, em frente a uma agência do Bradesco próxima à rua Carneiro da Fontoura.



Segundo o 11º Batalhão de Polícia Militar (BPM), que atendeu a ocorrência, dois ladrões abordaram a mulher em frente a uma agência do Bradesco, de onde ela saía com R$ 400 recém-sacados. A dupla tentou pegar a bolsa da vítima, que resistiu e foi ferida com uma coronhada na cabeça.

Como foi o crime

Rozo presenciou a ação e correu atrás dos suspeitos por cerca de uma quadra, perseguido pelo terceiro homem, em uma moto. Quando o policial deu voz de prisão, começou a troca de tiros – segundo a Brigada Militar, foram pelo menos dez disparos. Uma motocicleta com placas do Vale dos Sinos foi abandonada no local do confronto.

Dois assaltantes foram baleados pelo policial e encaminhados ao HCR e um terceiro, fugiu. Vênis da Rosa Júnior, de 28 anos, está internado em estado grave. Luciano Jesus da Silva, de 28 anos, recebe atendimento em estado regular. Um helicóptero e viaturas da Brigada Militar foram mobilizados nas buscas ao fugitivo.


Sindicato defende lei que coíba crimes em saída de banco 


O Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e região emitiu uma nota lamentando a morte do oficial e reforçando a necessidade de uma lei específica que combata os delitos do tipo, conhecidos como “saidinha” de banco. Em abril, o SindBancários se reuniu com o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, cobrando providências, ainda sem resposta efetiva. Entre as iniciativas propostas pela entidade, está a colocação de biombos na frente dos caixas, preservando a privacidade do cliente.

Rozo foi para reserva há um ano e meio. Ele ingressou na BM em 1980 e atuou a maior parte da carreira como bombeiro, comandando, inclusive, a Escola da corporação. 


Fonte: Rádio Guaíba

Um comentário:

  1. Salve vidas. Doe órgãos
    Participe da Campanha Nacional de Doação de Órgãos!
    Você pode salvar vidas apenas por meio da sua palavra. Para ser doador de órgãos, basta conversar com sua família e deixar clara a sua vontade. Não é preciso deixar nada por escrito, em nenhum documento.
    Em vida, pode-se doar um dos rins, parte do fígado, parte da medula óssea e parte do pulmão. Após a morte, coração, pulmões, fígado, pâncreas, intestino e rins. Também tecidos como córnea, veias, ossos e tendões.
    Doe órgãos. Salve vidas.
    Acesse: http://bit.ly/cMyN1F e http://bit.ly/cHLx34
    Siga-nos no Twitter: www.twitter.com/minsaude
    Para mais informações: comunicacao@saude.gov.br

    ResponderExcluir