segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Cerimônia comemora Dia da Bandeira em Camaquã

Nesta segunda-feira (19/11), os camaquenses se reuniram na Praça Zeca Netto para prestar sua homenagem à Bandeira Nacional. O dia 19 de novembro é o único dia do ano no qual o hasteamento ocorre às 12h. Este ano o hasteamento do Pavilhão Nacional foi realizado pelo major Daniel Netto Soares, representando o 30º Batalhão de Polícia Militar, o qual atualmente está respondendo pelo comando do batalhão.

A cerimônia conduzida pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação contou com a presença do prefeito Ernesto Molon, do presidente da Liga de Defesa Nacional – Núcleo Camaquã, Luiz Fernando Azambuja, da secretária municipal da Educação, Marisa Chaves de Albuquerque, além da Brigada Militar e outras entidades, educadores e comunidade em geral.

O Dia Nacional da Bandeira é comemorado na data em que foi adotada, conforme Decreto nº 4 de 19 de novembro de 1889, com modificação feita pela Lei 5.443 de 28 de maio de 1968. Neste dia, as escolas, entidades e associações que trouxeram bandeiras para serem incineradas, realizaram a entrega das mesmas ao major Daniel Netto Soares, representante do 30º Batalhão de Polícia Militar, o qual irá encaminhá-las a cidade de Pelotas para Cerimônia de Incineração.

Na ocasião, a supervisora da Secretaria de Educação, Cristiane Lopes, fez a leitura do histórico da bandeira nacional. A seguir, o presidente da Liga de Defesa Nacional – Núcleo Camaquã, em seu discurso, citou a importância da educação e da cultura para o futuro do país, dando como exemplo o trabalho de Olavo Bilac responsável pela criação da Liga de Defesa Nacional e da letra do Hino à Bandeira. “Ele era uma pessoa preparada, não vemos esse interesse pela educação e pela cultura, hoje, em nossos jovens. Precisamos conscientizar nossa população que é necessário dar mais ao nosso país e não apenas reclamar do que ele não nos dá”, pediu ele.

No evento também foi citada a passagem do aniversário da Brigada Militar, que ocorreu no dia 18 de novembro, nesta data a corporação completou 175 anos de atividades em prol da comunidade.

Ao final do dia, na cerimônia de arriamento do pavilhão nacional, o prefeito Ernesto Molon afirmou em seu pronunciamento que a nossa bandeira é uma das mais bonitas, senão a mais linda, entre as demais. “Ela une o que de mais valioso temos, as belezas criadas por Deus e que precisam ser valorizadas pela sua singeleza como maravilhas da criação”, disse. 

Fotos: Juares da Luz/BJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário