sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Consciência sustentável fortalecida no meio rural

Profissionais das equipes de campo das empresas associadas participaram do Encontro com Orientadores: Fortalecendo a consciência sustentável, iniciativa do SindiTabaco

Agosto 2013 - Um extenso treinamento foi realizado pelo SindiTabaco (Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco) nas áreas de produção de tabaco com as equipes de campo das empresas associadas. Cerca de 1,3 mil orientadores foram treinados em 11 encontros realizados entre 21 de maio e 21 de agosto na Região Sul do País. O último evento, promovido em Rio Negro nesta quarta-feira, 21 de agosto, encerrou o treinamento chamado Encontro com Orientadores: Fortalecendo a consciência sustentável.

Em 2012, o SindiTabaco também promoveu, em conjunto com as empresas associadas e a Afubra (Associação dos Fumicultores do Brasil), o Treinamento Crescer Legal - Desafios para uma Consciência Sustentável, que discutiu especificamente ações de prevenção ao trabalho infantil e foi considerado o maior trabalho já realizado por empresas privadas para a proteção da criança e do adolescente no meio rural. Em 2013, o tema voltou a ser debatido e os orientadores avaliaram resultados, considerados positivos. Além dos treinamentos, o SindiTabaco e a Afubra promovem anualmente Ciclos de Conscientização sobre o tema, voltado a produtores rurais. Em 2013, o 5º Ciclo reuniu mais de 3 mil pessoas, em sete municípios da Região Sul.

Além da proteção da criança e do adolescente, outras questões de cunho social e econômico foram discutidas no encontro, bem como os desafios do setor. Schünke abordou as ações do SindiTabaco que são comuns a todas as empresas associadas, como os acordos com o MPT – para a proteção da criança e do adolescente – e com o Ibama, para a preservação Mata Atlântica. A criação da Associação dos Municípios Produtores de Tabaco também foi tema dos eventos promovidos em Araranguá, Arroio do Tigre, Camaquã, Canguçu, Irati, Palmitos, Realeza, Rio do Sul, Rio Negro e Santa Cruz do Sul.

“Todas as ações do setor tem como objetivo cumprir a legislação, respeitar aspectos sociais e ambientais e proteger o nosso negócio: o mercado brasileiro de tabaco. O Brasil é, desde 1993, o maior exportador mundial. Em 2012, batemos nosso recorde em exportação. Nossos clientes buscam um tabaco de qualidade e integridade, bem como um produto sustentável e o trabalho das equipes de campo é fundamental neste sentido”, avaliou Schünke. (Fonte: SindTabaco).

Nenhum comentário:

Postar um comentário