domingo, 25 de agosto de 2013

Pelotão Ambiental de Camaquã forma 1ª turma do Projeto Patrulheiro Ambiental Mirim

Crianças radiantes e felizes: são estes dois principais adjetivos que se pode usar para expressar os sentimentos das 18 crianças que receberam na tarde de sábado (24/08), no auditório da ACIC, em Camaquã, o certificado de Patrulheiro Ambiental Mirim, projeto desenvolvido no Colégio Estadual Sete de Setembro pelo 3º Pelotão Ambiental de Camaquã, tendo como instrutores os soldados Márcio Del'Olmo e Carmem Rejane Lobato Laroque. 

A formatura, que teve a presença de pais, parentes, amigos e convidados dos formandos, contou ainda com as presenças do comandante do 3º Pelotão Ambiental, 1º tenente Waldosan Junqueira Carvalho e da supervisora do Ensino Fundamental do Colégio Estadual Sete de Setembro, Cândida Peres Westphal, que compuseram a mesa de honra.

Durante a solenidade - que foi conduzida pela soldado Carmem Rejane -, foi feita a apresentação das crianças pelo soldado Del'Olmo ao tenente Junqueira, e, logo em seguida foi entoado o Hino Nacional Brasileiro. Dando continuidade na cerimônia, as crianças prestaram o juramento do patrulheiro mirim e receberam os diplomas. Ainda teve a mensagem aos educadores ambientais lida pela aluna Gisely Medeiros Fonseca, apresentação em slides do projeto desenvolvido em Camaquã e a entrega dos troféus às três crianças que foram escolhidas pelos melhores desenhos elaborados, sendo elas:

1º lugar: Bianca Veige Stifft;
2º lugar: Ana Brenda da Fonseca Almeida;
3º lugar: Kailani Brasil Medeiros.

Para concluir o evento, teve a fala da supervisora do Colégio Sete de Setembro e a entoação do Hino Rio-Grandense.

O projeto iniciou no dia 14 de abril do corrente ano, com 20 alunos do 4º ano, depois, com a transferência de um aluno para outra escola, encerrou na semana passada com 19 alunos - um não esteve presente na formatura -, num total de 24 aulas, onde foram aplicadas lições sobre conscientização e respeito ao meio ambiente, com os temas: fauna, flora, reciclagem, ecossistema, entre outras aulas teóricas e práticas.

"Trabalhamos muito bem com estas crianças no 1º semestre e já estamos projetando desenvolver este trabalho com duas turmas para o 2º semestre", destacou a soldado Carmem Rejane.

"É um processo de recíproco conhecimento adquirido, onde a gente tanto ensinou quanto aprendeu com estas crianças. Elas foram especiais para nós, e acredito que nós também fomos especiais para elas, é uma coisa que a gente leva por toda vida. É muito gratificante", disse o soldado Del'Olmo.

"Fiquei surpreso com o trabalho que eles fizeram, porque foi a primeira turma e todo a vez que se inicia um trabalho tem aquele desafio, aquele receio de como vai sair, e saiu melhor do que esperávamos. Estão todos de parabéns. Foi muito gratificante, e a tendência é que os próximos tornem-se cada vez melhores, onde vamos buscar mais apoio de entidades e empresas para continuar com este belo trabalho", finalizou o tenente Junqueira. 

O que é o Projeto? 

O Projeto “Patrulheiro Ambiental Mirim”, é uma proposta preventiva na área do Policiamento Ambiental, seguindo o viés da Educação Ambiental, não formal.

Além do aspecto preventivo e educativo com o intuito de formar multiplicadores de educação ambiental soma-se a esta iniciativa, o foco institucional da corporação (Brigada Militar); um modo de aproximar o Policial Militar da Comunidade, interagindo com esta, divulgando a importância da ação da Polícia Ostensiva na área ambiental, suas atribuições legais e, o mais importante, desmistificar a figura Policial Militar, estreitando laços de respeito e cooperação da Comunidade para com o serviço da Instituição Brigada Militar.


O Projeto tem como principal objetivo sensibilizar crianças e adolescentes para a adoção de um comportamento preventivo, a partir da sua realidade social, onde possam praticar atitudes que contribuam para o desenvolvimento de ações de preservação do meio ambiente, contribuindo na melhoria da qualidade de vida da Comunidade Gaúcha.

Acredita-se que é através da educação ambiental a principal forma de conseguir mudanças de comportamento das pessoas, criando uma consciência prevencionista. (Fotos: Juares da Luz/BJ). 

    
 

 









 

Nenhum comentário:

Postar um comentário