Os vereadores da Comissão de Saúde, Educação e Assistência Social, Ilson Meireles, Leomar da Costa e Antônio Altair Puschnerat, visitaram a Apae de Camaquã, levando apoio e solidariedade ao Sr. Cláudio Cruz e aos demais membros da Diretoria, pelos relevantes serviços prestados frente à instituição.
Tramita no Senado, o substitutivo ao Projeto de Lei (PLC 103/2012), do senador José Pimentel (PT-CE), que trata do Plano Nacional de Educação PNE, obrigando os alunos especiais a serem atendidos na rede regular de ensino e congelando, de forma indireta, o repasse de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), a partir de 2016, a instituições especiais de ensino.
Essas alterações no texto referente à Meta 4 de PNE desagradam os profissionais e aos pais de alunos ligados às Apaes. Salientamos que esse substitutivo ao PLC 103/2012, já foi aprovado pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, e atualmente está sendo analisado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).
Somente no Rio Grande do Sul, essa alteração afetará cerca de 208 Apaes em funcionamento, que contemplam 454 municípios e possuem 4,3 mil profissionais especializados para atender mais de 19,5 mil alunos.
Segundo a comissão, “Cabe a nós, vereadores, representantes legítimos de nosso município, buscar formas de ajudar a enfrentar esse problema, que seria um retrocesso à educação dos portadores de deficiências especiais. Entendemos que as crianças e adolescentes atendidos por essas instituições, requerem cuidados especiais e atendimento diferente do que é oferecido pela redes públicas de ensino.”
“É gratificante para nós, ver a dedicação e o carinho dos profissionais que atendem nossas crianças e jovens especiais, e a capacidade de cada usuário de desenvolver habilidades diferenciadas, tais como: pintura, desenho, esporte e artesanato em madeira entre outros.”, afirmou o Vereador Ilson Meireles.
Neste sentido, a Comissão encaminhou requerimento aos senadores da Bancada Gaúcha, Ana Amélia Lemos, Pedro Simon e Paulo Paim, solicitando apoio para a permanência das Apaes, que fazem um excelente trabalho nessas instituições. (Fonte: Câmara de Vereadores).
Tramita no Senado, o substitutivo ao Projeto de Lei (PLC 103/2012), do senador José Pimentel (PT-CE), que trata do Plano Nacional de Educação PNE, obrigando os alunos especiais a serem atendidos na rede regular de ensino e congelando, de forma indireta, o repasse de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), a partir de 2016, a instituições especiais de ensino.
Essas alterações no texto referente à Meta 4 de PNE desagradam os profissionais e aos pais de alunos ligados às Apaes. Salientamos que esse substitutivo ao PLC 103/2012, já foi aprovado pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, e atualmente está sendo analisado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).
Somente no Rio Grande do Sul, essa alteração afetará cerca de 208 Apaes em funcionamento, que contemplam 454 municípios e possuem 4,3 mil profissionais especializados para atender mais de 19,5 mil alunos.
Segundo a comissão, “Cabe a nós, vereadores, representantes legítimos de nosso município, buscar formas de ajudar a enfrentar esse problema, que seria um retrocesso à educação dos portadores de deficiências especiais. Entendemos que as crianças e adolescentes atendidos por essas instituições, requerem cuidados especiais e atendimento diferente do que é oferecido pela redes públicas de ensino.”
“É gratificante para nós, ver a dedicação e o carinho dos profissionais que atendem nossas crianças e jovens especiais, e a capacidade de cada usuário de desenvolver habilidades diferenciadas, tais como: pintura, desenho, esporte e artesanato em madeira entre outros.”, afirmou o Vereador Ilson Meireles.
Neste sentido, a Comissão encaminhou requerimento aos senadores da Bancada Gaúcha, Ana Amélia Lemos, Pedro Simon e Paulo Paim, solicitando apoio para a permanência das Apaes, que fazem um excelente trabalho nessas instituições. (Fonte: Câmara de Vereadores).
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