segunda-feira, 9 de abril de 2012

Datas Comemorativas

Hoje (09 de abril) é Dia Nacional do Aço.

O Dia Nacional do Aço é celebrado no dia da criação da Companhia Siderúrgica Nacional, 9 de abril.
O aço é um produto obtido por meio do refinamento da “gusa”, que nada mais é do que o ferro que se obtém do alto forno e que, geralmente, tem um elevado teor de carbono e impurezas. Em 450 a.C., Heródoto foi o primeiro a noticiar a existência do aço.
 
Atualmente, o aço está no dia a dia de todas as pessoas. Mesmo em indústrias que não fabricam produtos confeccionados desse material, tais como tecidos, madeiras etc, têm seus maquinários feitos de aço.
 
Inegavelmente, o aço gera um crescimento econômico para toda a sociedade.
A Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) é a maior indústria siderúrgica do Brasil e da América Latina e uma das maiores do mundo. Sua usina situa-se na cidade de Volta Redonda, na região do Vale do Paraíba, no sul do estado do Rio de Janeiro, tendo suas minas de minério de ferro e outros minerais na região de Congonhas e Arcos, ambas cidades do estado de Minas Gerais e também de carvão na região de Siderópolis no estado de Santa Catarina.
 
Criada em 9 de abril de 1941, durante o Estado Novo, por decreto do presidente Getúlio Vargas, após um acordo diplomático, denominado Acordos de Washington, feito entre os governos brasileiro e estadunidense, que previa a construção de uma usina siderúrgica que pudesse fornecer aço para os aliados durante a Segunda Guerra e, na paz, ajudasse no desenvolvimento do Brasil. Começou efetivamente a operar em 1946, durante o governo do presidente Eurico Gaspar Dutra, o qual, de modo descortês, não convidou o idealizador do projeto para a inauguração, o Presidente Getúlio Vargas.
 
Foi uma empresa estatal até 1993, quando foi privatizada no Programa Nacional de Desestatização levado a cabo pelo governo federal, durante os mandatos de Fernando Collor e Itamar Franco.
 
Sua principal usina hoje produz cerca de 6 milhões de toneladas de aço bruto e mais de 5 milhões de toneladas de laminados por ano, sendo considerada uma das mais produtivas do mundo.
 
M&S / Última Hora News / Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário