terça-feira, 3 de abril de 2012

Semana da Poesia presta homenagem Póstuma a Barbosa Lessa em Camaquã

A Associação Amigos da Água Grande - Fundação Barbosa Lessa, em parceria com a Casa do Poeta Camaquense (Capocam), realizou neste domingo (01/04), no Sítio Água Grande, uma homenagem póstuma para marcar os dez anos da morte do escritor Barbosa Lessa.

Organizado pela Criarte Marketing & Eventos e promovido pela Prefeitura de Camaquã, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, o evento contou com o apoio do Núcleo de Pesquisas Históricas e do CTG Camaquã. A atividade integrou a programação da XVI Semana da Poesia, que nesta edição tem como tema central “Dez anos sem Barbosa Lessa - o Apóstolo da Cultura Gaúcha”. A Semana, que iniciou na noite de sexta-feira com o tradicional Cafezinho Poético-Musical se estende até o dia 5 de abril com diferentes atividades culturais.

A homenagem foi marcada pelo descerramento de uma placa alusiva à data e pela inauguração da matriz do busto do escritor esculpida pelo artista camaquense Marcelo Rosales. Durante a festividade, o presidente da Capocam, Catulo Fernandes, relembrou a campanha “Os 20 Gaúchos que Marcaram o Século XX”, realizada pela RBS/TV em 1999, quando os camaquenses através das entidades e escolas realizaram uma mobilização intensa para que o nome de Barbosa Lessa ficasse entre eles. “Em apenas duas semanas, os camaquenses enviaram mais de 10 mil cupons e colocaram o nome de Barbosa Lessa entre os vinte mais votados. Desta forma, prestamos uma justa e merecida homenagem ainda em vida à Barbosa Lessa”, destacou.

A presidente da Fundação Barbosa Lessa, Solange Renner, falou da alegria e honra de presidir uma entidade de relevante representatividade cultural. “Sinto-me honrada por estar à frente da Fundação e poder, juntamente com todos, prestar mais essa homenagem ao gaúcho Barbosa Lessa que deixou muita história e cultura ao nosso Rio Grande do Sul”, salientou.

Os visitantes que acompanharam as homenagens desfrutaram ainda de uma tertúlia, seguida de um carreteiro. A cerimônia foi prestigiada pela viúva do escritor, Nilza Lessa, acompanhada do filho Guilherme Lessa e da nora, além de autoridades e representantes de entidades. “Agradeço a todos por esta demonstração de carinho”, disse emocionada Nilza.

 
Blog do Juares com informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Camaquã
Fotos: Jossana Fehlberg

Nenhum comentário:

Postar um comentário