quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Camaquã formaliza adesão junto ao MEC ao pacto nacional pela alfabetização na idade certa

A Secretaria Municipal de Educação de Camaquã formalizou junto ao MEC a adesão ao PACTO e às AÇÕES DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA (PNAIC).

Trata-se de um importante compromisso assumido pelos Estados, Municípios e Governo Federal para que todas as crianças brasileiras sejam plenamente alfabetizadas até o terceiro ano do ensino fundamental, quando em geral elas estão com 8 anos de idade.

A partir de 2013, as escolas municipais de ensino fundamental receberão materiais de apoio pedagógico para subsidiar o trabalho de alfabetização das crianças, que inclui livros e materiais didáticos de alta qualidade, jogos educativos e o melhor da literatura infantil.

Um aspecto importante de se ressaltar é que os professores alfabetizadores das turmas de 1º, 2º e 3º anos e das classes multisseriadas que possuem alunos desses anos, poderão fazer um curso especialmente organizado dentre as melhores universidades públicas do Brasil. Além de obter o certificado, ao final da formação, todos esses professores receberão uma bolsa mensal paga pelo MEC, já que esse curso acontecerá fora do horário normal de aulas e no próprio município onde eles atuam.

A secretária Marisa Chaves de Albuquerque salientou a importância da adesão do município de Camaquã ao PNAIC, uma vez que ações como estas certamente contribuem de modo significativo para uma educação pública de qualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário