quinta-feira, 8 de agosto de 2013

4º BPM intensifica ações em área universitária de Pelotas

O 4º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Pelotas fez um balanço das ações que estão sendo desenvolvidas nas áreas universitárias, no município. As operações resultaram em algumas prisões. Dando continuidade ao trabalho realizado nos semestres letivos, apesar das férias escolares, julho confirmou a presença da Brigada Militar (BM) nos bairros onde estão as universidades Católica e Federal de Pelotas. 
 
Em 30 dias, a 1ª Companhia do 4º BPM registrou a prisão de 35 pessoas. Dois mandados de prisão foram cumpridos e um foragido foi recapturado. Na estatística do batalhão, mereceram destaque as lavraturas de 12 flagrantes com prisões por parte de policiais militares que conduziram suas ocorrências para registro na Polícia Civil (PC). Quatro armas foram apreendidas, sendo duas de fogo e as outras, armas brancas.
 
Durante o período, policiais a pé, em viaturas e motos se revezavam nas atividades que foram desencadeadas. A Inteligência Local subsidiou o comando da Unidade para o planejamento, valendo-se de informações da população que foram recebidas através do Disque-Denúncia do 4ºBPM (53 - 3227 7171).
Sendo as ocorrências de roubo e de furto uma das maiores queixas de estudantes, a BM adotou uma tática para minimizar os índices. Agindo preventivamente, antecipando-se aos delitos e atuando – simultaneamente – em locais diversos, dez pessoas foram presas por estas espécies de infrações: quatro por furto e seis por roubo. A denúncia, logo que ocorreram os fatos, foram imprescindíveis para o êxito das operações que permitiram os policiais chegarem até os autores.
 
Com informações de que pessoas envolvidas com drogas seriam suspeitas de delitos contra moradores e estudantes que circulavam pelas ruas próximas aos estabelecimentos de ensino, abordagens a pedestres e a grupos que se concentravam em locais suspeitos foram intensificadas. Oito foram presos por tráfico.
 
O Pelotão de Operações Especiais, o Grupo Tático de Motociclistas, o Grupo de Trânsito e as guarnições da 1ª Cia atuaram na busca de foragidos, drogas, recuperação de veículos e de possíveis envolvidos em delitos na localidade.
A média dos envolvidos nas ocorrências atendidas pelo 4º BPM, neste período, nas áreas universitárias, foi de 30 anos; sendo que 77,14% já possuíam antecedentes criminais.
 
Para o comandante da 1ª Companhia, capitão Rodrigo Bastos Alves, os números representam o resultado de um trabalho planejado pelo Comando do 4º BPM e que tem o engajamento e o comprometimento de todos os policiais. “ Iniciamos um trabalho que começa a apresentar bons resultados. Sabemos que a área facilita a ação de meliantes, que cuidam a movimentação dos estudantes e da Brigada Militar, para que possam cometer ilícitos. Por isso a atividade de policiamento continuará intensa na região das Universidades”. 
 
Mal começou o mês de agosto e outros dados positivos já foram obtidos pela BM local. Depois de um roubo em via pública, no bairro Porto, uma equipe de policiais foi acionada e, em menos de dez minutos, prendeu dois homens e apreendeu um menor que foram identificados pelas vítimas.
 
A ação nas áreas universitárias permanecem e se soma às operações Paz no Bairro e Centro Seguro que são permanentes em Pelotas. (Fonte: Ass Com Soc 4º BPM).

Nenhum comentário:

Postar um comentário