sábado, 10 de março de 2012

Inicia o 28º Reponte da Canção em São Lourenço do Sul

Um dos mais renomados festivais de música nativista do Estado e patrimônio cultural do povo lourenciano , o Reponte da Canção chega este ano à sua 28ª edição. A abertura oficial do evento foi realizada na noite de sexta-feira (09/03). 
Após um ano de dificuldades enfrentadas em decorrência da enxurrada que atingiu o município em março de 2011, o 28º Reponte consolida sua identidade, celebrando à vida e afirmando seu compromisso com a arte, a cultura e a preservação dos costumes do povo gaúcho.

O Deputado Federal Henrique Fontana, que esteve prestigiando a primeira noite do evento, destacou a atuação da comunidade lourenciana, que não se deixou abater, e celebra, ao som de acordes bem executados, a vida e a superação. Henrique Fontana destacou ainda a relevância da realização do festival, tanto para a preservação das raízes, como para a valorização da cultura.

No palco principal foram apresentadas sete composições. Na linha campeira passaram pelo palco as composições “Última Tropilha”, “Quando a Saudade Anda a Cavalo”, “Retratos” e “Tributos Ao Domador”. Já na linha livre foram apresentadas “No Seu Lugar”, “De Água, Concha e Areia” e “Milongón De La Calle”.

Na noite de sábado (10/03), mais nove composições serão executadas, entre elas duas  lourencianas, classificadas no 20º Pérola Em Canto. São elas “Piqueteiro Por Vontade” na linha campeira e “Menino João Pescador” na linha livre. Foram mais de 600 trabalhos inscritos nesta edição do festival.


Após oito anos de gestão, o Prefeito Municipal José Nunes se despediu emocionado do festival, que hoje é referência em valorização da cultura. José Nunes destacou a necessidade de políticas voltadas à promoção da arte e identidade do povo gaúcho. Na ocasião o Prefeito salientou ainda a importância do incentivo das entidades privadas, que aliado ao poder público acredita no Reponte e na cultura nativista e investe na realização do festival que vem se aprimorando à cada ano.
 
O Piquete Anita Garibaldi realizou uma encenação homenagem ao dia internacional da mulher, com texto de Jairo Scholl Costa. A apresentação saudou as mulheres de todas as épocas e lugares, destacando as dificuldades enfrentadas no cotidiano e a luta por igualdade.

Durante a primeira noite de festival se apresentaram no palco principal Adão Quevedo, com o Projeto Autores Lourencianos e também Mulita, personagem interpretado pelo humorista Derli Lemes, natural de Restinga Seca. O dueto Cezar Oliveira & Rogério Mello encerrou a noite de apresentações na praça de alimentação. A dupla atua desde 2001 no cenário nativista, e é reconhecida em todo o Sul do país. Antecedendo a abertura do festival foi realizada a tradicional missa crioula.

Neste sábado (10/03), os shows ficam por conta de Cristiano Quevedo, do Grupo Querência e da atração nacional Renato Teixeira. O 28º Reponte da Canção é planejado durante o ano inteiro, e conta com o apoio dos patrocinadores e das Leis de Incentivo à Cultura. Supermercados Guanabara, Petrobras e Alimentos Castro são os patrocinadores master. O Badesul, Caixa Econômica Federal, Corsan, Secretaria Estadual de Turismo, Blue Ville e Banrisul também patrocinam o evento. São apoiadores culturais o BRDE, Corag e a TVE/FM Cultura. Realizado pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Turismo Indústria e Comércio, o 28º Reponte da Canção é produzido pela Tabla Produções Artísticas.


Prefeitura de São Lourenço do Sul
Fotos: Rafael Grigoletti

Nenhum comentário:

Postar um comentário