quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Aniversário de 83 anos da Banda do 4º BPM Pelotas

Completa hoje dia 15 de janeiro, 83 anos de história e música em Pelotas a Banda do 4º Batalhão de Polícia Militar (BPM) que tem sua sede no Quartel do 4º BPM na Av. Bento Gonçalves em Pelotas. A Banda do 4º BPM que atualmente está inserida no Projeto Social da Operação Golfinho da Brigada Militar Banda na Praia e esta unida com a Banda de Música da Escola de Formação de Sargentos (EsFas) de Santa Maria que estão percorrendo todas as praias do Litoral Sul trazendo alegria e musicalidade para os veranistas e comunidade em geral.


No ano de 2012 a Banda do 4º BPM desenvolveu um projeto Social na rede pública e particular de Pelotas (Banda do 4º BPM nas Escolas) atendendo aproximadamente 4.000 crianças no primeiro semestre letivo, levando música e dicas de segurança para os alunos que assistiam sua apresentação musical eivada de informações de segurança e teoria musical. A Banda continua com seu trabalho com apresentações atendendo aos eventos das Escolas, sociedade civil e como de praxe as formaturas militares em quartéis e desfiles da Semana da Pátria por toda Região Sul do Estado . 

Seu quadro de músico atualmente é composta pelo Regente e Mestre da Banda Tenente Xavier, Sargento (Sgt) Pedrozo, Sgt Lessa, Sgt Flávio, Sgt Marinho, Sgt Daniel, Sgt Silva, Sgt Medina, Sgt Dias, Sgt Augusto, Sgt Ubirajara, Soldado (Sd) Natã, Sd Eder, Sd Luis, Sd Ribeiro, Sd Taiara ( primeira mulher no Estado a compor uma banda de música da Brigada Militar) e Sd Vieira. No seu aniversario a Banda juntamente com a Banda de Santa Maria irá realizar uma série de apresentações pelo Projeto Banda na Praia partindo hoje para Santa Vitória do Palmar (nas praias do Porto, Barra do Chuí e Hermenegildo), no Sábado será em Arambaré e Domingo na Praia do Cassino. 

A série de apresentações no Projeto Banda na Praia na Operação Gofinho seguirá todo mês de Janeiro, Fevereiro e início de Março, com a agenda públicada no facebook da Banda: Bda Do Quarto BPM e do CRPO Sul.

Breve Histórico

A Banda de Música do 4º Batalhão de Polícia Militar, sediada na cidade de Pelotas-Rs, foi fundada oficialmente em 15 de Janeiro de l931, no comando do Ten Cel José Rodrigues Sobral, com a presença do Srº Cônsul da Itália, demais autoridades, representantes da Imprensa e alguns maestros consagrados. O programa musical foi admiravelmente executado causando a mais agradável impressão a todos os assistentes, que muito elogiosamente se manifestaram, cumprimentando o comando pela bela audição que assistiram.

Dados Históricos

Primeiro Maestro da Banda do 4º BPM: Vicenso Caldovino

Primeiro Ensaio Geral: Dezembro de l930.

Inauguração Oficial: l6 de Janeiro de l931.

Primeira Apresentação da Banda de Música: Praça Julio de Castilhos em 02 de Agosto de l931, Pelotas Rs.

Primeira Apresentação fora da Cidade: No município de São Lourenço do Sul em 26 de Agosto de l931.

Primeiro Arranjo Musical em Homenagem a um Oficial: Em 20 de Outubro de l931.

Primeira apresentação em escola: Escola Taquina Profissional em 24 de Outubro de l931.

Primeira apresentação da Praça Cel Pedro Osório: Em 28 de Outubro de l931.

Primeira apresentação em Igreja: Em 24 de Novembro de l931 na catedral São Francisco de Paula, missa pela alma dos elementos que tombaram no último movimento Revolucionário que pertenciam ao 9º RI e 4º BPM.

Desde de 1931 a banda vem fazendo parte de eventos em nossa cidade, como Fenadoce, participou da gravação Incidente em antares da rede globo, executou o hino nacional na partida de futebol entre Brasil X Alemanha em Porto alegre ano de 1994, também é solicitada nas de homenagens nas Câmara de Vereadores detoda região Sul, das Prefeituras e a 12 anos é parceira no Projeto Ronda da Cidadania, projeto este do Poder Judiciário, também participa das formaturas militares, como também das formaturas do PROERD Programa de Resistência a Drogas e Violência que tem um papel fundamental hoje na formação de nossas crianças das escolas públicas.

A Banda do 4º Batalhão de Polícia Militar vem ao longo dos anos tendo uma importância muito grande tanto no brilhantismo de suas apresentações, bem como, nas atividades desenvolvidas pelos seus integrantes, onde através de seus conhecimentos musicais ajudam a várias pessoas que buscam o aprendizado Orquestral. Tendo esta importância notória em relação aos diversos segmentos da sociedade Pelotense e gaúcha. Sendo um elo indissolúvel entre a Brigada Militar e a Sociedade civil, a Banda do 4º
Batalhão de Polícia Militar se faz presente em diversos eventos contribuindo para o fortalecimento, da cultura, da religião, da política e do civismo. Sempre enfrentando todas as eventualidades com fé, determinação, Humildade e Trabalho.
(Fonte: Banda 4º BPM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário