terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Espaço de Religião: Jubileu de Ouro e encerramento das atividades das irmãs Franciscanas

Por padre José Inácio Sant'Anna Messa
pemessa@terra.com.br
Camaquã/RS

Jubileu de Ouro da irmã gisela e encerramento das atividades das Irmãs Franciscanas da Penitência e Caridade Cristã em nossa paróquia

No início de dezembro recebi a visita das Superioras da Congregação das Irmãs Franciscanas da Penitência e Caridade Cristã, juntamente com a Irmã Gisela, comunicando-me que, pela redução do número de irmãs, a congregação está deixando de atender um ou dois locais anualmente. Agora chegou a vez de Camaquã. 

Irmã Gisela
As Irmãs Franciscanas da Penitência e Caridade Cristã se instalaram no Bairro Carvalho Bastos dia 07 fevereiro de 1970 a pedido do Pe. Jacó Hilgert, então pároco da Paróquia. Nestes quase 44 anos trabalharam 23 irmãs, estando 10 delas falecidas. Atualmente residem em Camaquã as Irmãs Ismelda Freitag e Gisela Heinen.

Ao longo dos anos as irmãs sempre trabalharam na evangelização através da catequese; na formação de catequistas, de crianças e jovens; na liturgia; acompanhando os padres nas comunidades do interior; na animação vocacional; na creche Nossa Senhora Aparecida; na Ação Social com cursos de corte costura e na saúde especialmente no serviço de enfermagem do Ambulatório Bom Samaritano da paróquia; na visita aos doentes em casa e nos Asilos; como Ministras Extraordinárias da Sagrada Comunhão.

Na mesma reunião disse que a comunidade São José da Carvalho estava se organizando para celebrar os 50 anos de vida consagrada da Irmã Gisela. Que a Congregação não poderia fechar a casa sem que primeiro fosse celebrado o jubileu, nem que a data fosse antecipada. Combinamos então que dia 12 de janeiro faremos a celebração de 50 anos de vida consagrada da Irmã e a missa em ação de graças pelos 44 anos de serviços prestados pela Congregação em nossa Paróquia.

Teremos a seguinte programação: Quinta, sexta e sábado missas do tríduo, às 20h30min. Domingo, dia 12, missa às 10h30min e às 12h almoço de confraternização. Ingressos para o almoço na secretaria paroquial, secretaria do Santíssimo e nas noites do tríduo. 

Vamos nos esforçar para estar presentes e demonstrar nossa gratidão.

No mesmo dia a comunidade Três Reis no Boqueirão estará celebrando a festa do padroeiro com missa às 10h30min, almoço, reunião dançante e apresentação de diversos grupos de ternos de reis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário