quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Governo do Estado garante apoio técnico para realização do Fórum Social Temático

O governador em exercício, Beto Grill, recebeu nesta quarta-feira (08/01), no Palácio Piratini, representantes da organização do Fórum Social Temático (FSTemático), que acontece de 21 a 26 de janeiro, em Porto Alegre e Canoas. 

O objetivo do encontro foi a assinatura do acordo de cooperação técnica para realização do evento. O tema deste ano é Crise Capitalista, Democracia, Justiça Social e Ambiental, e o objetivo do fórum é propor um espaço de debates, articulação, proposição e luta, denunciando todo tipo de exploração e discriminação na defesa de outro mundo possível. 

Beto Grill afirmou que a base de apoio servirá como referência na discussão de questões sociais com visibilidade para o mundo inteiro. "O fórum é consequência de um povo com espírito crítico, tanto pessoal como no segmento que representa. Criamos condições para que o Estado se fortaleça perante esta discussão, e continuamos chamando atenção para trazer novamente para o Estado o fórum mundial", disse. 

O secretário de Planejamento, Gestão e Participação Cidadã, João Motta disse que o Governo do Estado apoia todo tipo de evento que fomente pautas alternativas e que, principalmente, vá contra ao modelo da desigualdade. "Trabalhamos com o principio da democracia e igualdade social a partir de modelos de gestão com participação dos cidadãos. Vamos colaborar para que este seja um espaço de livre manifestação, protesto, democracia e luta popular", disse. 

Conforme o presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT-RS), Claudir Nespolo, a assinatura consolida a importante participação do Estado, que está alinhado com os governos federal e municipal, facilitando o suporte para que as coisas saiam bem. "A preocupação do Rio Grande do Sul é fazer com que este seja um evento para o mundo, e o Governo do Estado hoje afirma seu papel na possibilidade de alternativas para a construção de um novo mundo", destacou. 

Participaram do encontro o secretário estadual da Cultura, Luiz Antonio de Assis Brasil; o presidente da Companhia de Processamento de Dados (Procergs), Carlson Aquistapasse; a diretora geral de TVE e FM Cultura, Marta Kroth; o presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre, Nilton da Silva; o diretor da Associação Brasileira de Organizações Não-Governamentais, Mauri Cruz, entre outras representações. 
Mais informações sobre o fórum acessewww.forumsocialportoalegre.org.br.
(Fonte: Texto: Daiane Roldão. Foto: Claudio Fachel/Palácio Piratini)

Nenhum comentário:

Postar um comentário