segunda-feira, 5 de março de 2012

Cuide do lixo que você produz

A produção de lixo faz parte da condição humana. Cada pessoa produz cerca de 300 quilos por ano. Cada brasileiro produz de meio a um quilo de lixo por dia. Nós produzimos dois tipos de lixo: o lixo úmido ou orgânico e o lixo seco ou inorgânico. O que acontece com o lixo depois que é jogado na lixeira? O que se faz com as toneladas de lixo recolhido diariamente? Não há como não produzir lixo, mas podemos diminuir essa produção reduzindo o desperdício, reutilizando sempre que possível e separando os materiais recicláveis para a coleta seletiva. A coleta seletiva é uma alternativa que desvia do destino em aterros sanitários ou lixões, resíduos que podem ser reciclados. 

LIXO SECO - O QUE ENTREGAR PARA A COLETA SELETIVA ?

PAPEL: folhas soltas, jornais, listas telefônicas, folhetos comerciais, revistas, papéis de embrulho, papel de fax, caixa de papelão, caixa de leite. Mantenha-os secos e limpos.

VIDRO: garrafas, copos, potes, cacos de vidro, frascos, que podem estar quebrados, mas nesse caso deve ser embalado em jornal para não causar ferimentos.

PLÁSTICO: embalagens, garrafas tipo PET (de refrigerantes, por exemplo), sacos, brinquedos de plástico, utensílios domésticos, canos, potes em geral. Se possível, devem estar sem tampa e limpos, para não atraírem insetos.
 
METAL: latas, objetos de alumínio, cobre, latão, chumbo, bronze, ferro, zinco, e pequenas sucatas. Eles podem estar amassados o que ocupa menos espaço.

O QUE FAZER QUANTO AO LIXO ÚMIDO OU ORGÂNICO?
Você pode produzir um excelente adubo orgânico para o jardim ou para a sua horta juntando restos de grama cortada, folhas, restos de cascas de vegetais, sementes, bagaços de frutas.

OUTROS - COLETA CONVENCIONAL
Não são recicláveis: fraldas e absorventes higiênicos, papéis engordurados, papel plastificados, metalizados, parafinados, fotografias, etiquetas, ou carbono e lenços de papel, toco de cigarro, sujeira de vassoura, chicles. Estes são materiais que não tem nenhuma utilidade, geralmente vão para incineração industrial.

LIXO TÓXICO - MATERIAIS CONTAMINANTES DA NATUREZA.
Pneus, lâmpadas fluorescentes, pilhas, baterias de celular, inseticidas, herbicidas, cosméticos, restos de tinta, produtos químicos, remédios e lixo hospitalar.
O que pode ser feito?

A maior parte do que jogamos fora não é sujo, fica sujo depois de misturado. Separando os materiais que podem ser reciclados, a quantidade de lixo a ser coletada é muito menor.
Em uma lata menor com um saco de supermercado coloque o lixo que vai ser coletado pelo lixeiro. Lembre-se de só o colocar na rua nos dias e horários certos.

Em outra lata, maior, coloque apenas o lixo seco reciclável. Esta lata, provavelmente, será esvaziada uma vez por semana, e, portanto, o material deve estar limpinho para não atrair insetos. Não faz mal que o lixo não esteja separado por tipo de material, pois ele será separado e enfardado.
Quando as latas estiverem cheias dê o destino certo para cada uma: coloque o lixo úmido e o reciclável no horário e no dia certo da coleta convencional.
 

Clique na imagem para ampliá-la!



PROJETO RECUPERANDO O VERDE DE NOSSA CIDADE
  Ajude a recuperar o  verde em nossa cidade entre em contato com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente  Fone 3671 3967 e solicite sua muda para embelezar sua calçada.

SMMA
COMPOSTAGEM
FAÇA UMA COMPOSTEIRA

Com uma composteira  você aproveita nais de 50% do lixo doméstico ao mesmo tempo que melhora a  estrutura e aduba o solo;
1-Separe o lixo orgânico do inorgânico;
2-Monte a composteira  de preferência em um canto sombreado do seu quintal, usando bambu, madeira velha ou tijolos (sem cimentar) ;
3-Divida em duas partes, deposite em apenas um dos lados da composteira o material orgânico que você separou. Cubra-o com folhas, serragem, esterco seco  até cobrir completamente o material;
4-Regue  o monte para umedecer a camada superficial. Cubra a composteira para protege-la de chuvas intensas e do  sol direto;
5-De 2 em 2 dias transfira o monte para o outro lado para arejar. O material deve esquentar indicando que a decomposição esta de fato ocorrendo. Pode-se acondicionar mais material orgânico a  composteira  a qualquer momento;
6-Em aproximadamente 2 meses o material deverá estar pronto. Deve estar com uma cor marrom café, cheiro agradável de terra; estar homogêneo  sendo impossível distinguir os restos (talvez um caroço ou um ossinho) e não esquentar mais mesmo, mesmo após revolvimento;
OBS: É bom colocar algumas minhocas na  composteira  que acelera o procedimento.

PRONTO VOCÊ FABRICOU  ADUBO APARTIR  DE MATÉRIA ORGÂNICA!

 


Secretaria do Meio Ambiente de Camaquã 


2 comentários:

  1. ISTO É EXATAMENTE O QUE FAÇO. SEPARO TODO O MEU LIXO POR CLASSE:VIDRO,PAPEL,MATERIAIS DE ALUMINIO,E FERRO.ESTE EU MESMO LEVO PARA OS POSTOS DE COLETA/RECICLAGEM DE 15 EM 15 DIAS. O LIXO ORGANICO TEM OUTRA FINALIDADE. RESTOS DE FRUTAS E VERDURAS VÃO PARA O QUINTAL. SERVE DE ALIMENTO PARA MINHOCAS E MICRO ORGANISMOS QUE LOGO SERÁ UM ÓTIMO ADUBO NATURAL.ESTA QUESTÃO DO LIXO É FACIL DE RESOLVER, BASTA AS PREFEITURAS E ORGÃOS DE PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE CRIAREM PROJETOS DE CONCIENTIZAÇÃO,IREM NAS ESCOLAS TRABALHAR COM OS ALUNOS,NOS BAIRROS PRINCIPALMENTE OS BAIRROS MENOS FAVORECIDOS ONDE JOGAM LIXO DIRETO NA VIA PUBLICA.NÃO SÓ COLOCAR CAMINHÃO E PONTOS DE COLETA SE O POVO NÃO TIVER CONCIENTIZAÇÃO DO QUE ISTO REALMENTE REPRESENTA PARA SI E PARA A COMUNIDADE.VALDIR SANTOS-MIRASSOL/CAMAQUÃ.

    ResponderExcluir
  2. juares parabens pela materia.que coisa feia eu vi no domingo uma camionete fiat baú entrou de ré no LIXO DA AVENIDA AYRTO SENNA?e apagou e não conseguia sair então aglomerou se um monte de ser e mais um veiculo na tentativa de tirar o cidadão do meio do lixo da avenida AYRTO SENNA foi um espetalo.uma sugestão a prefeitura que limpe aquela area e plante arvores.antes que o cidadão arquiteto execute a mesma obra que foi feita proximo ao postinho da carvalho. com seus recursos.de vasos sanitario/litros plastio.UM ABRAÇO ATODOS.J-LUZ ELETRICISTA

    ResponderExcluir