quinta-feira, 18 de julho de 2013

Espaço de Saúde: Por que fazer Pilates?

Por Douglas Decavata
Fisioterapeuta 

Por que fazer Pilates?

Pilates é uma técnica de condicionamento físico que trabalha a tonificação global dos músculos, flexibilidade, consciência corporal, equilíbrio e coordenação.

Para quem é indicado?

Para todas as pessoas dos sete aos oitenta anos, saudáveis ou com patologia, pois a aula será direcionada para a necessidade ou objetivo de cada um.

A aula deve ser associada à outra modalidade de exercício?

Depende do objetivo de cada aluno. Se for a perda de peso, o Pilates associado com trabalho aeróbico (caminhada, corrida, natação, musculação) terá um resultado mais eficáz; no caso de correção postural não será necessário, e assim por diante.

Uma pessoa sedentária pode fazer Pilates?

Deve. Geralmente a pessoa sedentária não se encontrou em nenhuma modalidade de exercícios. No Pilates ela vai se identificar e não vai parar nunca mais.

Quais as principais modificações e/ou diferença que o corpo demonstra ao iniciar a técnica?

Postura mais ereta, abdômen, pernas e braços mais definidos, menor gasto de energia para realizar movimentos no dia-a-dia.

Quais os primeiros exercícios que devem ser feitos e/ou aprendidos?

Respiração, organização de ombro, alongamento axial, estabilidade de membro superior (braço) e inferior (perna), e famosa a ativação da casa de força (que é a conexão das costelas se afunilando na expiração e se conectando com o abdômen).

É importante ter um instrutor de Pilates ao lado para se alcançar o objetivo e não prejudicar alguma dor que já exista. Há certos exercícios restritos, no caso de hérnia de disco, osteoporose, entre outros.

Venha nos fazer uma visita na clínica, agende uma aula experimental e conheça os benefícios deste método. O fisioterapeuta Douglas Decavata atende na Clínica Max Peres Dias, Av. Bento Gonçalves, nº 759, em Camaquã. Fone: (51) 3671-6843.

Nenhum comentário:

Postar um comentário