Buscando desenvolver ações educativas na atenção do Dia Nacional de Combate ao Fumo e disseminar informações básicas e orientativas à população em geral, a equipe do ESF Wolf – Tapes (Posto de Saúde), realizarão no dia 29 de agosto, às 14h, uma Caminhada em comemoração ao Dia Nacional do Fumo.
O objetivo com esta caminhada é de sensibilizar a população em geral sobre os malefícios do tabagismo e refletir junto aos jovens e adolescentes sobre os impactos do uso do tabaco na saúde e no meio ambiente.
Com ela busca-se a necessidade de informar, alertar e sensibilizar a população em geral sobre os malefícios do tabagismo, de forma educativa e lúdica voltada à orientação e prevenção, direcionando a atenção no combate ao fumo no município de Tapes.
Os interessados em participar deverão se concentrar para a caminhada em frente às Casas Pelegrino, na Av. Assis Brasil e posteriormente realizar o percurso até a Praça Central de Tapes, onde estará um estande para distribuição de material explicativo e também um túnel contendo maiores informações dos malefícios do uso do tabaco à saúde e ao meio ambiente.
Tabagismo e seus Malefícios
O tabagismo é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como a principal causa de morte evitável em todo o mundo. A OMS estima que um terço da população mundial adulta, isto é, 1 bilhão e 200 milhões de pessoas (entre as quais 200 milhões de mulheres), sejam fumantes.
Estima-se que aproximadamente 47% dos homens e 12% das mulheres do mundo fumem. Estima-se que, no Brasil, cerca de 200.000 mortes/ano sejam decorrentes do tabagismo. O Instituto Nacional do Câncer (INCA), do Ministério da Saúde (MS), informa que o percentual de fumantes no País é alto quando comparado com outros países, principalmente da América Latina. Fuma-se mais na região Sul (42% dos habitantes da região), sendo Porto Alegre a detentora dos maiores índices conhecidos de câncer de pulmão no país.
Dia de Combate ao Fumo
O Dia Nacional de Combate ao Fumo – 29 de agosto, criado através da Lei Federal nº 7.488, é comemorado desde 1986, e neste dia, busca-se não apenas alcançar o jovem para a não experimentação dos produtos derivados do tabaco e estimulá-los a cessação de fumar, mas também sensibilizar a população em geral sobre os malefícios do tabagismo. A fumaça do cigarro contém milhares de substâncias químicas tóxicas incluindo: benzeno, cádmio, chumbo, polônio radioativo, benzopireno, amônia, monóxido de carbono e nicotina. Essas substâncias causam toxidades ao planeta e muitas doenças como (diferentes tipos de câncer, doenças cardiovasculares, doenças respiratórias, impotência sexual no homem, infertilidade na mulher, osteoporose e catarata entre mais de 50 doenças diretamente relacionadas ao tabagismo). (Fonte: Ass Com Tapes).
Nenhum comentário:
Postar um comentário