quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Exposição no Forte aborda natureza da fronteira e os efeitos da agressão ao ambiente, em Camaquã

Numa iniciativa da Secretaria Municipal da Cultura e Turismo foi inaugurada na segunda-feira (05/08), no Forte Zeca Netto, a mostra fotográfica “Al Limite de Nuestra Naturaleza” do fotógrafo uruguaio Jorge Mendez Ferrari.

A exposição, cuja abertura feita pela secretária Marla Crespo e que foi prestigiada por convidados, entre os quais o vereador Ilson Meirelles, conta com 18 fotografias feitas entre janeiro e abril de 2011. Ela contrasta imagens das pacíficas paisagens da fronteira sul do Brasil e Uruguay com o lixo ali encontrado. Ao decidir tematizar o descaso com o ambiente, onde são encontrados todos os tipos de objetos descartados, o artista busca criar uma atmosfera de reflexão. “Verdade que existe muita evolução no que diz respeito à consciência ambiental, mas também há muito o que se avançar”, disse Mendez Ferrari num portunhol típico dos moradores de Chuy.  
 
A mostra também tem a parceria do projeto Metafísica da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), que promove as “Fazeções de arte”, Segundo Carolina Claseu, integrante do grupo, vinculado à Galeria de Arte da universidade, o objetivo do trabalho é aproximar o artista e sua obra do público para que assim se discuta e se popularize a arte.

Visitante da exposição, o professor de Artes Cênicas da UFOP (Universidade Federal de Ouro Preto/MG), Aceves Moreno, classificou como singular a exposição, por retratar as contradições de um ambiente regional específico e também por oferecer a possibilidade da crítica democrática e aberta à obra e ao tema. “Se formos analisar, temos diversas ações disponibilizadas aqui nesta mostra e isso para uma comunidade que busca evoluir é perfeito”, assinalou o professor, que está de visita à cidade.

Cultura mais acessível

Para Marla Crespo, secretária municipal da Cultura e Turismo, além da ação pedagógica que representa a mostra, a iniciativa vem ao encontro da necessidade de levar ao público todas as faces da arte e isso é uma das principais metas de sua gestão. "Está comprovado que sociedades desenvolvidas são aquelas em que a arte e os seus artistas possuem uma influência muito grande no contexto geral. É onde desde pequenos os cidadãos tem acesso as mais variadas expressões artísticas", comentou a secretária ao lembrar que o governo municipal, através dos projetos da pasta cultural, vem trabalhando para promover cinema, música, teatro e literatura. As fotografias de Mendez Ferrari estarão em exposição durante todo o mês de agosto, no Forte Zeca Netto. Diariamente das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h30min, com entrada franca. (Fonte: Ass Imp Gov Mun).

Nenhum comentário:

Postar um comentário