segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Espaço de Saúde: especialidades que cuidam do seu corpo

Coluna de Douglas Decavata
Fisioterapeuta
Camaquã/RS

Ortopedia

É o ramo da medicina que trata dos problemas do sistema músculo-esquelético, bem como fraturas ósseas e traumas articulares, musculares e ligamentares. Os tratamentos ortopédicos são baseados em medicamentos, medicina física (com o auxílio de outros especialistas, como fisioterapeutas e quiropraxistas) e, quando necessário, cirurgia.

Fisiatria

O fisiatra é um médico especializado em Medicina Física e da Reabilitação, e sua atuação concentra-se em restaurar a função de órgãos e membros afetados. Fisiatras coordenam equipes voltadas para a reabilitação de pessoas com vários tipos de patologias ou após a realização de cirurgias. Individualmente, os fisiatras atuam no tratamento de pessoas com síndromes dolorosas.

Quiropraxia

A quiropraxia dedica-se à prevenção, diagnóstico e tratamento de dores e outras alterações do sistema músculo-esquelético (articulações, músculos, tendões e ligamentos). Várias modalidades terapêuticas são utilizadas para o tratamento com quiropraxia, destacando-se técnicas de terapia manual, em especial a manipulação ou ajustamento articular.

Fisioterapia

A fisioterapia trata de pessoas que apresentam dor ou alterações do movimento, problemas neurológicos e respiratórios. 0 uso de exercícios específicos, terapias manuais e meios físicos (ultra-som, ondas curtas, etc.) são recursos comumente utilizados. Alguns fisioterapeutas possuem uma formação adicional em técnicas como a Reeducação Postural Global (RPG) e o método de Cadeias Musculares (GDS), que procuram reduzir a dor e ao mesmo tempo fornecer ao paciente uma melhor consciência corporal.

Massagem

A massagem engloba diversas técnicas de terapia manual que atuam sobre os tecidos do corpo humano para promover o bem estar e equilíbrio.

Pilates e Gyrotonic

Pilates e Gyrotonic são técnicas de reabilitação e condicionamento físico e mental que utilizam aparelhos especificamente projetados para desenvolver a força, a flexibilidade e a resistência, bem como aprimorar o equilíbrio e a percepção do corpo no espaço. Há uma ênfase na estabilização do tronco, o que protege a coluna e facilita a mobilidade do corpo. As práticas individuais são supervisionadas por professores de consciência corporal com ampla experiência e certificação para ensinar ambos os métodos.

Yoga

Uma disciplina e prática milenar que integra o corpo, a consciência e o espírito, o Yoga atua por meio de movimentos fluidos e posturas específicas que trabalham o alongamento, flexibilidade e força. A respiração consciente permite a integração entre corpo e consciência, movimentos e posturas.

Treinamento Personalizado

Coordenado por professores de educação física, o treinamento personalizado proporciona uma oportunidade para a obtenção de um desenvolvimento gradual e sem riscos da forma física, de acordo com as possibilidades e expectativas de cada um. 
(Fonte: www.axisclinica.com.br)

Douglas Decavata atende na Clínica Max Peres Dias - Av. Bento Gonçalves, nº 759
Atendimento individual, clínico e domiciliar em Camaquã
Fones: (51) 3671-6843 / 9843-3270

Nenhum comentário:

Postar um comentário