sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Monitoramento de Ruídos busca minimizar efeitos da poluição sonora nas obras da BR-116/RS

A poluição sonora gerada durante as obras de duplicação da BR-116/RS recebe acompanhamento periódico da Gestão Ambiental (STE S.A.) do empreendimento. 

Por meio de ações bimestrais do Programa de Monitoramento de Ruídos, a equipe analisa as emissões decorrentes de atividades da construção. Nos dias 16 e 17 de dezembro foi realizada a 8ª campanha, com medições em diferentes pontos ao longo dos 211, 22 quilômetros entre Guaíba e Pelotas.

A aferição ocorre com uso de decibelímetro, equipamento que mede os níveis de pressão sonora. Os indicadores obedecem a parâmetros da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). 

As medidas acompanham o deslocamento das frentes de obra e ocorrem em intervalos de tempo de aproximadamente 10 minutos. O nível máximo de som permitido é definido de acordo com a caracterização ambiental do ponto e seu público, que inclui colaboradores, população, usuários da rodovia e fauna da região.

Conforme o supervisor ambiental Jackson Pilger, da STE S.A., até o momento não foi necessário recomendar melhorias para mitigar efeitos da poluição sonora. “A fase com maior potencial de impacto deve acontecer durante a implantação de obras de arte especiais nas travessias urbanas, o que irá envolver mais diretamente as comunidades”, avalia.
(Fonte: STE)

2 comentários:

  1. Bom dia moramos na rua 15 de novembro próximo a br. Não tem que medir só ruídos mas sim o que os motoristas fazem desde as 7 da manhã com fortes buzinas,pois quem tem filho pequeno em casa não dormem por palhaçadas destes MOTORISTAS...

    ResponderExcluir
  2. Estava lendo o comentario acima, diz que sao as cacambas dos funcionarios doa duplicacao, que qdo passam um pelo outro buzinam sem parar é realmente muito inconveniente.

    ResponderExcluir