sexta-feira, 5 de julho de 2013

Ato dos bancários denuncia PL 4330, fecha agências e prepara paralisação de 11 de julho

Diretores do Sindicato dos Bancários de Camaquã, Antônio, Ciro, Sandro e Sílvio estiveram presentes no ato que reuniu cerca de 500 trabalhadores e trabalhadoras
 
Os bancários e bancárias de Porto Alegre e região estiveram presentes nas ruas na manhã desta quinta-feira, 4 de julho. Além de paralisar 27 agências por duas horas, os bancários realizaram uma caminhada pelas ruas do centro de Porto Alegre e um ato na Esquina Democrática. Participaram diretores do SindBancários, de vários sindicatos do interior e de outras categorias, como comerciários, telefônicos, metalúrgicos, além de dirigentes de centrais sindicais. O ato também preparou a paralisação geral de 11 de julho em todo o Brasil e programada para o Centro de Porto Alegre.

Os trabalhadores ocuparam as ruas do centro da capital no Ato Nacional contra a PL 4330, projeto que deve ser votado até o dia 10 de julho, quarta-feira, na Câmara dos Deputados. Depois de anunciar os protestos nas ruas de todo o país, os bancários conseguiram o segundo adiamento da votação. Em 11 de junho, a pressão da CUT, em Brasília, já havia adiado a votação do PL 4330 para 9 de julho. Caso seja aprovado na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJC), o projeto vai direto para apreciação do Senado.  
 
Essa proposta está sendo chamada de Projeto de Lei da Terceirização. Representa o fim da carteira de trabalho e rasga a CLT. Diretores da CUT, CTB, Força Sindical, as centrais que organizam a paralisação nacional da quinta-feira, 11 de julho, em todo o país, também participaram do ato organizado pelos bancários. Os banqueiros estão entre os lobistas mais interessados em fazer com que o PL da Terceirização tramite o mais rápido possível e seja aprovado sem debate na Câmara dos Deputados.

O presidente do SindBancários, Mauro Salles, explicou que o Ato Nacional de Luta contra a PL 4330 procurou servir de alerta não só aos trabalhadores do setor financeiro, como os bancários, mas também às outras categorias. “A nossa categoria está ameaçada pela terceirização das funções dentro das agências. Mas não só a nossa. Os trabalhadores de todos os setores têm que estar unidos contra mais essa tentativa de retirada de direitos, disfarçado de PL que diz que quer regulamentar o trabalho terceirizado. Os bancários já sofrem com a terceirização. Não podemos permitir que o Congresso Nacional rasgue a CLT e acabe com a carteira de trabalho”, disse Mauro Salles.

Além do presidente do SindBancários, participaram do ato desta quinta-feira, o presidente da CUT-RS, Claudir Nespolo, o diretor do SindBancários Jailson Bueno Prodes, representando a CTB, e o presidente da Força Sindical, Cláudio Janta. O deputado estadual do PT, Adão Villaverde, também prestigiou a manifestação ao caminhar com os trabalhadores pelas ruas do Centro.

O diretor de Formação do SindBancários e integrante do Bloco de Lutas pelo Transporte Público, de Porto Alegre, Luciano Fetzner, um dos organizadores dos protestos na capital desde o ano passado, também falou durante o ato, na Esquina Democrática. "Os trabalhadores estão participando ativamente das manifestações em Porto Alegre desde o início. Seus representantes sindicais também estão nesta luta junto com os estudantes, com a juventude e os movimentos sociais. A nossa luta para ter consequência e ser ainda mais vitoriosa e capaz de mudar profundamente o Brasil prescinde dos trabalhadores nas ruas lutando por seus direitos", avaliou Luciano. (Fonte: Imprensa SindBancários. Fotos: André Ávila/SindBancários).

Um comentário:

  1. Diga SIM ao PL 4330

    Queremos que o Brasil repita a experiencia falida da Europa?

    Progresso, prosperidade a todos!

    Viva a tercerizacao!

    ResponderExcluir