segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Juvenil vence e está na final do Metropolitano sub 15

Clube de Tapes segue invicto na competição e, agora, aguarda adversário da final que tem data: dia 7 de dezembro no campo do Juvenil. Sub 13, no domingo, equipe empata em Viamão e fica fora da final da categoria

O Grêmio Esportivo Juvenil teve uma partida muito disputada, difícil tecnicamente, tensa e muito truncada, na tarde do sábado (23), no Estádio Capitão Mattos, em Tapes, quando enfrentou e venceu pelo placar de três gols (Alison, Jackson e Matheus), a dois (Cristian Santana e Diogo Rocha), a equipe do União Bandeirantes de Guaíba garantindo vaga à final da Liga Metropolitana de Futebol Infantil do RS, pela categoria sub 15.

O adversário era um velho conhecido, pois o Juvenil venceu o União, na primeira rodada do certame, dia 8 de setembro, jogando na casa do adversário, onde venceu pelo placar de 2 gols a 1. Mesmo assim, as dificuldades para obter a classificação à final foi suada e com alguns momentos que antecediam briga entre os atletas.

1º tempo: susto e timidez

O jogo no primeiro tempo começou com um adversário comum para ambas as equipes, o forte vento que soprava da lagoa, tirando dos pés dos atletas, o contato com a bola e, por vezes, sendo traiçoeira em boas jogadas de contra-ataque para o Juvenil que começou contra o forte vento.

Com mais este adversário, além do fator “casa” como descrito pelo técnico do Juvenil, Marcelo Guimarães, o Juvenil tinha muitas dificuldades de executar a troca de passes longos, pois o vento devolvia a bola, armando contra-ataques perigosos para o União. Na beira do gramado, aos gritos, os dois técnicos: Marcelo Guimarães e pelo lado do União, Luis Henrique, tentavam corrigir a formação técnica das equipes, contudo, deixavam o confronto tenso e nervoso para os jogadores.

Nas arquibancadas, infelizmente, o estádio Capitão Mattos não recebeu um bom público, mesmo sem a cobrança de ingressos, o público talvez ainda não tenha compreendido da importância que a torcida da casa faz, nas horas decisivas, mesmo com o chamado da direção antecipado para que o estádio lotasse.

Até os 20 minutos de jogo, as situações de gol, portanto, eram tímidas e sem uma efetividade, que resultasse em gols. Já por volta dos 27 minutos, com uma condição melhor de gol, uma para cada lado, coincidentemente, depois de escanteios o gol ameaçou sair.

Aos 30 minutos de jogo, após uma cobrança de lateral, o União Bandeirantes consegue abrir o placar, com chute cruzado, do meio-campo, Cristian Santana, na área do Juvenil, encobrindo o goleiro Evander.

Mas a anfitrião reagiu em tempo, quando nos acréscimos da arbitragem, em jogada que resultou num cruzamento para área do União, o atacante Alison desviou por baixo do goleiro Lucas Elano, empatando a partida, o que deixou mais aliviado e confiante a equipe do Juvenil, para o segundo tempo.

2º tempo da virada e da vaga

Mais determinado em campo, o Juvenil, agora jogando com o vento ao seu favor, voltou melhor em todos os aspectos. Tanto que, aos quatro minutos e meio, em escanteio pela esquerda, de cabeça, Jackson dá a virada para o Juvenil, 2 X 1.

A partir deste momento, a partida seguiu tensa, tanto dentro quanto fora de gramado. Resultado: devido a reclamações para com a arbitragem, o técnico Luis Henrique do União foi expulso, após invadir o gramado e com dedo em riste, ameaçar o árbitro, Paulo Souza.

No lugar de Luis Henrique, ficou de treinador, o auxiliar, Marcos Bandeira que, aliás, gritava excessivamente com seus atletas, até em certos momentos, batendo boca e soltando palavrões desordenadamente.

Começava também a distribuição de cartões amarelos, três para cada lado, por força de jogadas violentas e discussões entre os jogadores. O Juvenil conseguia ser bem melhor que seu adversário, criando propostas de gol mais reais.

Numa delas, o zagueiro, Leanderson em cobrança de falta, colocou a bola na trave, com a ajuda do vento ela foi com mais perigo, quase marcando o 3º gol do time da casa. Mas, em contra-ataque, por volta dos 15 minutos, dentro da área do Juvenil, numa confusa jogada, na sobra a bola fica para meio-campo, Diogo Rocha, que empata a partida: 2 X 2.

Seguindo muito disputado, a partida esboçou momentos de briga entre os atletas que marcavam forte, com faltas duras. Numa destas, o jogador do União, Diogo rocha foi expulso.

Mas o Juvenil reagiu com rapidez e, aos 18 minutos, com ótima jogada pela direita de defesa como o atacante Rafael (Valdívia), tira pelo menos três marcadores no drible e cruza para a área do União, Mateus Saraiva, faz um golaço: 3 X 2.

Antes de encerrar a partida, quando o relógio do árbitro marcava 37 minutos, o Juvenil ainda teve tempo de ampliar para quatros gols a dois, quando Rafael (Valdívia), desperdiçou um gol, jogando para fora a bola.

Com a classificação invicta à final, o clube de Tapes aguarda agora a confirmação do adversário da final, que sai nesta próxima semana, quando ocorre confronto entre as equipes do Piazzito de São Lourenço do Sul e São José de Cachoeira do Sul.

A partida final já tem data marcada e, será, no dia 7 de dezembro, em Tapes, no campo do Juvenil. O Adversário deve ser conhecido na próxima semana,

Trio de árbitros: juiz, Paulo Souza, árbitros de linha, Dênis Marcelo e Sérgio Karr da FGF. Cartões do jogo: Amarelo: Juvenil (Rafael-Valdívia, Alison e Edgar (Dedé) – União (Higor, Samuel e Diogo Rocha). Vermelho: Diogo Rocha (União).

Sub 13 – esbarra no empate e está fora da final

Contentes pelo resultado final, o treinador do Juvenil, Marcelo Guimarães, avaliou a partida do sábado muito difícil, porém, esperada. Elogiou o adversário, disse que o fator de jogar em casa, pode ter deixado sua equipe nervosa no primeiro tempo, mas que a concentração em não revidar jogadas duras, corrigir erros foram as virtudes do seu grupo.

Sobre a final, afirmou que irá preparar bem seu grupo e trabalhar forte alguns aspectos técnicos. Antes de sair de campo, Marcelo recebeu tanto o carinho e um banho d´água dos atletas, assim como a preparadora física, Luana Cardoso, quanto cumprimentos do técnico do União Luis Henrique, pela vitória.

Já o presidente do Juvenil, Claudiomir Rocha falou que a conquista de um título em nível estadual, seria coroar com êxito, os 80 anos de existência do clube, comemorados este ano. Disse que chegar à final, premia todo um esforço de sua diretoria ao longo deste ano.

O presidente esperava juntar as duas finais, das duas categorias, em casa, contudo, a categoria sub 13, que neste domingo (24) esteve na cidade de Viamão jogando contra o Genoma do Inter daquele município, até saiu na frente do placar, com gol de Marlon, após cobrança de falta.


Assim, com bravura via a classificação nesta modalidade se aproximar. Porém, ao final da partida, já no segundo tempo, faltando dois minutos para acabar o jogo, veio o gol de empate, que deu ao adversário a condição de seguir no certame e, jogar a final do sub 13.

O time do Juvenil ainda teve um pênalty e um outro gol visto como legal, anulados. O técnico, Marcelo Guimarães lamentou o gol sofrido, mas salientou o esforço e entrega dos meninos à partida.
(Fonte: Online Comunicações. Fotos: Elvis Louzada)

Nenhum comentário:

Postar um comentário