sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Espaço de Saúde: o que é felicidade?

Por Jaqueline da Maia
Psicóloga
Camaquã/RS

Meu filho me perguntou o que era felicidade? A princípio me encantou a profundidade espelhada nos olhos de um menino de apenas 11 anos, em momentos como esse percebo o quanto os pais muitas vezes se perdem dentro de uma rotina massacrante e perdem esses momentos únicos de total enlevamento. 

Eles crescem, e com eles a exigência de respostas que possam amenizar suas curiosidades e ansiedades. Respondi que a felicidade não está no Play3, no Tablet ou no Ipod, ou qualquer outro objeto que a mídia insiste em vender, a felicidade está em nós. 

E como explicar isso de forma convincente??? Perguntei o que ele achava de caminhar, tomar banho, comer, essas coisas que se fazem no automático, ele se espantou, bem, foi aí que começamos. Caminhar, comer, tomar banho, ir e vir, coisas tão banais que fazemos milhões de vezes e que só nos damos por conta de sua grandiosidade se por obra do destino as perdemos. 

Como é difícil perder-se a autonomia, a capacidade de executar coisas simples. Não muito raro, quando algo não sai exatamente como espero, recorro a esse tipo de pensamento, e me pego agradecendo a qualquer hora do dia minhas mais simples ações, como poder numa hora de calor acentuado, levantar-me de onde estou, e servir-me de um copo de água sem ter que precisar de alguém que tenha que fazer isso por mim.

Básico??? Claro que é básico, porém FUNDAMENTAL. Ontem a noite olhando o The Voice Brasil, percebi o quanto as pessoas precisam de música, a expressiva votação, a emoção despertada, a satisfação de poder ouvir tanta qualidade, e tudo isso só é possível porque as cordas vocais funcionam, expressando em som o ar que corre por elas, e mais uma vez me admirei do quão perfeito o ser humano é, e o quanto é lindo ser único num mundo de tantos diferentes. 

Ver que somos perfeitos como somos, exatamente da maneira que temos de ser e encontrar na nossa essência o desejo de ser melhor. Que a musicalidade que jorrou ontem pelas TVs de todo o país possa alimentar nossos desejos de termos momentos de felicidade, e nos faça crer que o hoje depende exclusivamente de nossas escolhas, logo felicidade está na gente.

Jaqueline da Maia – Psicóloga – CRP 07/19.163
Atende: Clínica, Institucional, Escolar, Dependência Química, Palestras, Workshop,Treinamentos.
Telefone para contato: 51-96249444(Vivo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário