quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Potencial de energia renovável gaúcho é tema de feira internacional realizada na Capital

O potencial do Rio Grande do Sul na área de energias renováveis foi o tema central dos discursos na abertura da primeira edição da Renex South America (Renewable Energy Exhibition), feira internacional de energias renováveis, que começou nesta quarta-feira (27/11) e acontece até o dia 29 de novembro, na Fiergs, em Porto Alegre. A plataforma multissetorial apresenta as novidades da indústria, inovação e atração de investimentos nos segmentos de energia eólica, fotovoltaica, solar térmica, biocombustíveis, biogás, biomassa e Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs). 

"O governo brasileiro prevê cerca de US$ 63 bilhões em investimentos em energias renováveis até 2020 e o Rio Grande do Sul tem enorme potencial, principalmente na energia eólica e biomassa, portanto estamos construindo as condições necessárias para o setor", assinalou o vice-governador do Rio Grande do Sul, Beto Grill. 

O presidente da Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (SDPI), Ivan De Pellegrin, destaca que o setor faz parte da política de governo. "Investir em energias renováveis deve ser compromisso de qualquer governo. No nosso caso fomos além e incluímos uma destas fontes, a eólica, entre os 23 setores estratégicos da Política Industrial gaúcha. A própria Renex representa este compromisso. Trazer para o Rio Grande do Sul um evento internacional nessa área foi um desafio que nos impusemos e que se materializa agora. O Estado já é referência em geração de energia limpa", destacou o presidente da Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (SDPI), Ivan De Pellegrin. 

Segundo o presidente da Fiergs, Heitor José Müller, quando iniciaram as conversações para abrigar aqui a primeira edição da Renex no Brasil, já havia uma longa trajetória de intervenções, estudos e propostas nessa área. "Desde o primeiro projeto de viabilidade de um gasoduto para abastecer o setor industrial, até a produção dos biocombustíveis, que hoje são realidade no território gaúcho. Consolidamos, também, um amplo Programa de Eficiência Energética, e estimulamos a difusão das pequenas centrais hidrelétricas. Este ano, somamos os três Estados da Região Sul em torno de uma outra riqueza disponível que os avanços tecnológicos viabilizam como fonte de energia: estamos falando do carvão mineral. Todas essas iniciativas colocam o Rio Grande do Sul na liderança de uma nova matriz energética para o País e como referência internacional", afirmou Müller. 

Diretor da Hannover Fairs Sulamérica, Constantino Bäumle agradeceu o apoio do Governo do Rio Grande do Sul à realização da primeira edição Renex, evento que já teve duas edições, uma na Alemanha e outra na Turquia. "Dentro dos planos do Governo do Estado de ampliar em três vezes nos próximos anos a capacidade em energia eólica, a feira é um instrumento de cooperação e promoção comercial para sustentar esses projetos", destaca Bäumle. 

Energia limpa não é apenas um conceito na Renex. A mostra aderiu ao conceito de neutralização de carbono e será um evento com emissão zero de gases que produzem o efeito estufa. Isso é possível por meio da compensação ambiental. Segundo Relatório de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) produzido pela Ecossis Soluções Ambientais, o evento vai emitir quatro toneladas de CO2. 

O relatório leva em conta transporte e ar condicionado, energia elétrica e geração de resíduos sólidos. Para compensar, serão plantadas 25 mudas de árvores nativas e feito o descarte correto para reciclagem de todos os resíduos sólidos produzidos. 

Sobre a Renex 

A Renex tem origem no setor de energias renováveis da feira Industrial de Hannover, na Alemanha, e já possui duas edições na Eurásia. Devido ao potencial de uso de energia renovável na América do Sul, especialmente no Brasil, a Deutsche Messe AG, maior promotora de feiras do mundo, está apostando nesta primeira edição da Renex South America, ampliando seu portfólio de negócios e expandindo o engajamento em feiras na América do Sul. 

A feira é promovida pela Hannover Fairs Sulamérica com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento e Promoção do Investimento do Rio Grande do Sul (SPDI), Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI), Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEeólica), Federação Alemã de Engenharia (VDMA) e Associação Alemã de Energia Eólica (BWE). 
(Fonte: Assessoria SDPI. Foto: Pedro Revillion/Palácio Piratini)

Serviço

O quê: Renex South America 
Quando: 27 a 29 de novembro de 2013, das 14h às 20h 
Local: Centro de Eventos FIERGS (Av. Assis Brasil, 8787) - Porto Alegre - RS 
Visitação Gratuita 

Nenhum comentário:

Postar um comentário