sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Prevenção de queimadas é tema de palestra em SIPAT

A Gestão Ambiental (STE S.A.) das obras de duplicação da BR-116/RS participou, na quarta-feira (27/11), da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT) da construtora SBS, responsável pelo lote 08 do empreendimento. 

A equipe do Programa de Prevenção de Queimadas apresentou uma palestra de sensibilização visando evitar focos de incêndio na área de influência direta da rodovia. Em torno de cem colaboradores estiveram presentes na atividade, realizada na sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do município de Turuçu.

A geógrafa da Gestão, Ciane Fochesatto falou sobre características do fogo, diferenças entre queimadas e incêndios, a ação dos elementos climáticos, impactos decorrentes da prática e a legislação que protege o ambiente e pune quem fizer uso irregular do fogo. Ela também demonstrou, por meio de gráficos e mapas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), dados do monitoramento no Rio Grande do Sul. “Estamos entrando em um período de forte calor e qualquer faísca pode ser o início de um incêndio”, alertou. Segundo Ciane, os focos próximos da rodovia são causados, em sua maioria, por bitucas de cigarro e fuligem incandescente de veículos desregulados. “Se cada um fizer a sua parte, certamente poderemos prevenir estas ocorrências”.

De acordo com o técnico em segurança do trabalho da construtora, Otávio Ávila de Azevedo, a SIPAT busca divulgar temas importantes relacionados ao dia a dia de trabalho na obra. “Conversamos bastante sobre queimadas e os cuidados necessários na nossa rotina em áreas abertas. É sempre bom salientar e reforçar o assunto”, comentou.
(Fonte: STE. Foto: Amanda Montagna)

Nenhum comentário:

Postar um comentário