quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Estudo com sugestões de mudanças no trânsito em Camaquã é apresentado ao conselho da área

Integrantes do Conselho Municipal de Trânsito conheceram na noite desta terça-feira (17/12) os resultados do estudo de tráfego urbano encomendado pelo governo municipal junto à RVP Tecnologia em Engenharia LTDA. Durante duas horas e meia o engenheiro Rui Voldinei Pires, diretor da empresa e responsável pelo levantamento, apresentou dados e números relacionados ao trânsito local. Na medida em que ia comentando os dados, o técnico também colocava aos presentes as sugestões imaginadas para melhorar a fluência do tráfego – principalmente da área central. A reunião foi no Salão Lins Ferrão, da ACIC, com a participação do prefeito João Carlos; do presidente do Conselho Municipal de Trânsito, Marco Pires; do secretário Municipal dos Transportes, Paulo dos Santos e do diretor da Divisão de Trânsito, Clayton Luís Dworzecki.

Entre as medidas a serem adotadas, as quais pretendem “humanizar” o Centro de Camaquã, estão a redução do limite de velocidade num perímetro já delineado, o término do modo oblíquo de estacionamento, a implantação do esquema de estacionamento pago e de um sistema de fiscalização com agentes de trânsito. No pacote de sugestões também está a troca de sentido de tráfego de algumas ruas e avenidas, além da colocação e retirada de semáforos.

Para justificar as mudanças propostas, a RVP mostrou que entre 2007 e 2013 a frota de veículos aumentou 30,52% em Camaquã. Das 22.982 unidades de 2007, o número passou para 33.081 registradas este ano. Com o crescimento da frota o número de acidente teve uma consequente alta. Somente em 2012, foram registrados 141 acidentes com danos materiais, 94 com lesões nos ocupantes dos veículos, nove atropelamentos e seis óbitos. “Com um aumento médio de mil carros por ano, cresce também a impaciência, os conflitos e, lógico, os acidentes”, comentou Rui Pires ao defender que as mudanças pretendem reduzir consideravelmente o nível de ‘severidade’ dos acidentes. A Unidade Padrão de Severidade (UPS), utilizada pelo Denatran serve como base para adoção de ações e para a instalação de equipamentos de segurança de trânsito nos pontos de maior incidência.

Além dos prejuízos humanos os acidentes também geram um alto custo financeiro. Segundo a análise da RVP, as 250 ocorrências de 2012 registradas em Camaquã produziram uma perda estimada de R$ 3, 1 milhões.

Terminal de ônibus na Zeca Netto

Outra alternativa para desafogar o tráfego central é a criação de um único terminal de ônibus, que seria a princípio instalado na Praça Zeca Netto, pelo lado da Rua Antônio José Centeno. Esse “paradão”, sugeriu o engenheiro, “aliviaria as principais ruas do centro, abrindo assim maior possiblidade de fluidez aos veículos menores”. A proposta, entretanto, sofreu instantânea contrariedade de alguns membros do conselho: enquanto alguns se mostraram refratários ao uso da praça, outros acenaram para a manutenção dos atuais terminais ao menos como pontos de embarque e desembarque. Dentro da mesma lógica, outra ideia é proibir o trânsito de caminhões com carga acima de oito toneladas dentro do perímetro central das 7h às 19h. 

Todos os itens do estudo, que contêm ainda a construção de ciclovias em vias ainda a serem escolhidas, serão avaliados agora pelos membros do conselho e pelos pares de suas entidades que formam o grupo. Ao final da reunião de terça-feira, o presidente do Conselho de Trânsito definiu o próximo 15 de janeiro como data da nova reunião. Nela deverá se avançar mais com relação a algumas decisões cujas medidas podem ser adotadas de forma mais imediata, como por exemplo, as mudanças de mãos de ruas e avenidas. 

Prefeito: “Decisão de todos” 

“O que queremos é um trânsito harmônico e que funcione. O estudo, assim como nos comprometemos lá atrás, está ai e com as devidas sugestões. Como nós do governo não somos os donos da verdade queremos que toda a comunidade faça parte destas decisões, afinal o trânsito não é formada por um só tipo de usuário”, comentou João Carlos ao se mostrar consciente que o pacote final das medidas não irá agradar a todos. No entanto, disse ele, “Essa foi a melhor maneira que encontramos para encaminhar essas mudanças - de forma democrática e que contemple os interesses da maioria”, completou.

As principais mudanças:

Estacionamentos

Troca de todo o sistema oblíquo pelo paralelo e implantação de cobrança pela vaga

Sentido de circulação e preferenciais

Ruas de mão única dentro do sistema binário (travessas com sentidos alternados). O cruzamento da Avenida Olavo Moraes e Sete de Setembro trocaria a preferência. Outra mudança é a na Avenida Bento Gonçalves, que entre a Presidente Vargas e Sete de setembro teria sentido único para poder escoar melhor o fluxo Centro-Viegas. Já no sentido Viegas-Centro o tráfego passaria por via ligando a saída da Ponte do Arroio Duro à Rua Antônio Duro. 

Semáforos

Implantação de sinaleiras sincronizadas, cuja abertura contempla os condutores que andam dentro do limite de velocidade. Outra medida que será analisada é a retirada da antiga sinaleira francesa localizada no cruzamento da Olavo com presidente. Pela proposta ela será colocada em um local próximo dali, como monumento. 

Velocidade

Redução para 40km horários no perímetro central

Caminhões

Proibida a circulação entre 7h e 19h de veículos com carga acima de 8 toneladas

Ônibus

Criação de um terminal único de embarque e desembarque

Fiscalização

Implantação de serviço de fiscalização do trânsito, com a criação da figura do agente de trânsito.
(Fonte: Ass Com Soc Gov Mun)

Um comentário:

  1. Duas coisas:

    - Se inverter a preferencial da Olavo com a Sete, teríamos que parar no meio da lomba? (no meio da LOMBA)

    - Quando falou em remover a sinaleira francesa quase tive um ataque do coração. Mas ai li que seria um monumento, e fiquei mais tranquilo =)

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