domingo, 29 de dezembro de 2013

Jacaré aparece na praia do Laranjal, em Pelotas

O réptil estava tentando sair da água em direção à areia, mas não conseguia devido à agitação da Lagoa dos Patos

Um fato inusitado e assustador chamou a atenção dos banhistas na praia do Laranjal, em Pelotas, neste domingo (29/12). Por volta das 13h30, um jacaré, provavelmente da espécie papo-amarelo, foi visto a 50 metros da orla, próximo ao posto central dos salva-vidas, na saída da avenida Rio Grande. Segundo o tenente Marcelo Santos da Silva, coordenador da Operação Golfinho na Região Sul, o animal - medindo aproximadamente 1,5 metro -, aparentava estar bastante cansado e assustado com o grande movimento de pessoas em volta. O réptil estava tentando sair da água em direção à areia, mas não conseguia devido à agitação da Lagoa dos Patos.

“Eles não costumam chegar tão perto da praia. Provavelmente ele acabou entrando na Lagoa, se perdeu e agora não conseguia sair”, afirmou o tenente. A existência de um açude próximo à região levanta suspeitas de que o jacaré tenha saído de lá.

Após a localização do bicho, os salva-vidas tentaram isolar o local, mas alguns curiosos insistiam em se aproximar do espécime para fazer fotos. “Queria tirar foto para mostrar para a família”, disse o pelotense Milton Ávila, um dos que se arriscou a chegar perto do jacaré. A Patrulha Ambiental chegou a ser chamada, mas até às 17h não havia aparecido. No fim da tarde a chuva espantou os banhistas e também o insólito visitante, não mais visto pela equipe da Operação Golfinho.

Conforme registros da Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul desde a década de 1970 não se tem notícia de ataques de jacarés-do-papo-amarelo contra pessoas no Estado. A espécie está incluída na lista oficial de fauna ameaçada de extinção, constante no site do Instituto Brasileiro dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

O verdadeiro dono do pedaço

Essa não é a primeira vez que um representante da espécie Caiman Latirostris, nome científico do jacaré-de-papo-amarelo, aparece no município. O espécime é nativo da região e há pelo menos 13 anos é avistado tanto na área urbana como na lagoa, principal habitat desses animais por aqui. Apesar de buscarem locais isolados para viver, é cada vez mais comum a presença deles em pontos habitados, tendo em vista o grande avanço da ocupação humana. 

No entanto, eles oferecem poucos riscos a segurança das pessoas, já que sua alimentação inclui apenas peixes, pequenos mamíferos e aves aquáticas. Hoje, as estimativas apontam a existência de aproximadamente dez mil jacarés-de-papo-amarelo em todo Brasil, a maioria no Nordeste do país. A espécie é encontrada em todo litoral brasileiro e chega a medir três metros de comprimento. 
(Fonte: Por Daiane Santos/Diário Popular. Fotos: Éverton Sacramento)

2 comentários:

  1. Qual é o risco de tomar banho com crianças na praia ???
    Quais os cuidados que tem que se ter com as crianças ??? como proceder ??
    Levo todos os dias meus netos e filhos a praia !! e agora tenho um certo receio em lê-valos qual é a orientação para essa situação???
    Meu e-mail é fibrocalha@gmail.com
    desde já agradeço
    Roberto Medeiros

    ResponderExcluir
  2. Qual é o risco de tomar banho com crianças na praia ???
    Quais os cuidados que tem que se ter com as crianças ??? como proceder ??
    Levo todos os dias meus netos e filhos a praia !! e agora tenho um certo receio em lê-valos qual é a orientação para essa situação???
    Meu e-mail é fibrocalha@gmail.com
    desde já agradeço
    Roberto Medeiros

    ResponderExcluir