sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Seminário da SME discutiu Pacto pela Alfabetização em Camaquã

A Secretaria Municipal da Educação de Camaquã realizou, no dia 30 último, o Seminário Municipal do PNAIC – Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. O encontro, promovido na Fundasul, teve o objetivo de contemplar os estudos de formação realizados ao longo do ano, que tiveram como base os trabalhos desenvolvidos pelos alfabetizadores cursistas em suas turmas.

Os professores demonstraram suas práticas pedagógicas, através de relatos, exposição em forma de janelas e banners, em salas organizadas por eixos de aprendizagem, podendo assim apresentar seus planejamentos e rotinas, desenvolvimento de projetos e sequências didáticas, tendo como contribuição significativa para aprendizagem dos alunos a ludicidade e os gêneros textuais. Também fizeram uso de recursos disponibilizados através do programa, como jogos, livros didáticos e obras de literatura infantil, voltados para a alfabetização e letramento de seus alunos.

O evento também contou com a participação da professora Ana Carla Powaczuk, da Universidade Federal de Santa Maria, que abordou o tema “A formação pedagógica e a significação da aprendizagem” , com a apresentação da Escola Osvaldo Aranha na abertura da manhã e com a apresentação da Escola José Antônio Netto, na abertura do turno da tarde.

O Seminário foi um momento em que se realizou uma reflexão, com os professores sobre a alfabetização bem realizada, o ganho do professor quando estuda e se prepara, sendo que este estudo deverá ser contínuo, refletindo no aprendizado do professor e na aplicabilidade com os alunos.

A secretária Jussara da Rocha Jaquês mencionou a importância deste programa e o ganho para a Rede Municipal de Ensino, “Pois a qualificação dos professores reflete diretamente na aprendizagem dos alunos”.
(Fonte: Ass Com Soc Gov Mun)

Nenhum comentário:

Postar um comentário