terça-feira, 12 de novembro de 2013

Camaquã firma convênio para instalação de câmeras de segurança

Documento permitirá que moderno sistema de vigilância seja implantado no município

A lógica é simples: aliar tecnologia ao trabalho policial e garantir mais segurança à população de Camaquã. Pensando nisso, o município passará a contar em 2014 com um sistema de videomonitoramento moderno e capaz de ampliar a cobertura da Brigada Militar. O convênio que permitirá a implantação das câmeras foi assinado em Porto Alegre nesta terça (12/11) entre o prefeito João Carlos Fagundes Machado, o secretário de Segurança Pública do Estado, Aírton Michels, e o comandante geral da BM, Fábio Duarte Fernandes.

O sistema será composto por 26 câmeras controladas pela Brigada através de monitores instalados na sede do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM). Destas extensões dos olhos policiais, duas possuem capacidade ótica para reconhecimento de caracteres, ou seja, conseguem ler placas de veículos e identificar no sistema se há alguma irregularidade.

A implantação do videomonitoramento deve ser feita ainda no primeiro semestre do ano que vem. O investimento total é de R$ 1 milhão obtidos pelo município através de emenda parlamentar do deputado federal Fernando Marroni (PT) por sugestão da vereadora Marivone Tavares (PT).

“Camaquã é a quarta cidade da Zona Sul que recebe recursos deste tipo, para investir em câmeras monitoramento, a exemplo do que já ocorreu com Pelotas, Rio Grande e há poucas semanas Canguçu. Além de aumentar a segurança, auxilia também em outras áreas como em casos de acidentes, por exemplo, com a urgência podendo ser vista em tempo real e atendida com mais agilidade”, explica o deputado.

Uma câmera vale por quatro

Conforme o secretário de Segurança, Aírton Michels, uma vez em funcionamento, o sistema de vigilância irá revolucionar a atuação da segurança pública local.

O comandante geral da BM ilustra o ganho em segurança através de uma conta simples. “Cada câmera equivale a quatro brigadianos monitorando as ruas, o que é estratégico no policiamento”, afirma Fernandes. Com o sistema, ele acredita que a Brigada possa atuar em mais locais de forma simultânea, melhorando a cobertura mesmo que o número de agentes seja mantido. 

Com o convênio entre município e Estado já firmado, a projeção do prefeito João Carlos Machado é de que o GGIM esteja em funcionamento até maio, pois toda a infraestrutura de cabeamento em fibra ótica já está disponível para a instalação da rede de câmeras.
(Foto: divulgação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário