quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Governo camaquense oficializa compra da área da fábrica chinesa de caminhões

O governo municipal oficializou na tarde de terça-feira (12/11) a compra da área que será usada pela Shyan Yunlihong Industrial Trade & Company para erguer sua fábrica de caminhões. A aquisição faz parte do compromisso assumido pelo atual governo de cumprir o acordo firmado pelo município com a montadora chinesa durante a gestão administrativa anterior.

“Num cenário extremamente complicado para as municipalidades de todo o Brasil, estamos fazendo um investimento ousado, mas que temos certeza que nos trará, em breve, muitos benefícios – o que, aliás, já estão vindo”, afirmou o prefeito de Camaquã, João Carlos Machado em seu pronunciamento no Salão Nobre da Prefeitura, tão logo lhe foi repassada a escritura do bem.

A área negociada de 104 hectares, localizada às margens da BR-116, foi adquirida pelo município no valor de R$ 2,7 milhões. Proprietário do imóvel, o empresário Leon Stobienia esteve presente na solenidade e recebeu de João Carlos um agradecimento pelo “desprendimento demonstrado por ele e pela família ao facilitar para Camaquã a venda”. Os valores foram parcelados num total de 15 prestações. “Leve à sua família esse agradecimento, pois sempre valorizaremos esse espírito de ajudar Camaquã, de ajudar nossa gente, que era uma marca do seu Estevão –”, falou o prefeito.

Com o município agora proprietário do imóvel, o governo encaminhará à Câmara um projeto para que seja autorizada a sua doação à empresa investidora. A sua compra também passou pelo Poder Legislativo e foi aprovada por unanimidade pelos vereadores. O prefeito também registrou em tom de reconhecimento a postura dos legisladores: “Aos vereadores nos cabe também agradecer pelo espírito comunitário mostrado, já que não houve resistência para sua aprovação”, observou João Carlos diante de vários vereadores presentes no ato.

Representantes da Shyan Yunlihong participaram da solenidade. A diretora Lian Bayun e o engenheiro Guevin Shi acompanharam a assinatura ao lado dos sócios da GBL - empresa sócia dos chineses no Brasil – Guilherme Roehe, Lúcio Guazzeli e João Batista Ribeiro. “O que acontece aqui hoje significa para nós um avanço excepcional ao nosso projeto”, disse Roehe ao antecipar que a meta é começar a erguer a fábrica em 2014.

Duas unidades

Serão duas as unidades de produção da Shyan em Camaquã. A outra, cujo projeto foi apresentado ao governo em outubro irá operar no Distrito Industrial, onde serão produzidos e montados chassis e carrocerias de ônibus.

A assinatura de compra da área, conduzida pelo tabelião Alex Ness, foi acompanhada também por várias lideranças locais. Entre elas estiveram o presidente da ACIC, Paulo Santos, do Sindilojas, Marcus Farias e do Sindicato Rural, Maria Tereza Scherer Mendes. Ao citar os presentes o prefeito de Camaquã também fez uma menção especial ao ex-prefeito Ernesto Molon e ao seu então secretário de Desenvolvimento Econômico, Clóvis Rodrigues, pelo empenho para consolidação da vinda dos investidores para Camaquã. 
(Fonte: Ass Com Soc Gov Mun)

Um comentário:

  1. Agradecimento por facilitar??? por venderem?? só pode!! so falta quererem dizer que eles ajudaram.... se fizerem as contas pagaram R$ 25.961,00 a hectar.... barato né? hahahahaha

    ResponderExcluir