quinta-feira, 31 de outubro de 2013

33ª Feira Municipal do Livro de Camaquã inaugura um novo ciclo do evento, no qual todas as artes são contempladas

Uma feira movimentada, apesar de sua duração ter sido abreviada por causa da meteorologia, e repleta de atrações, as quais contemplaram praticamente todos os segmentos da arte, mesmo mantendo o foco principal na literatura. Essas são as marcas predominantes que ficam da 33ª Feira Municipal do Livro, encerrada no último domingo (29/10), na Praça Zeca Netto. Uma prova do quão interessante estava o evento é a quantidade de pessoas que o visitou: pela estimativa da Secretaria Municipal da Cultura e Turismo, órgão organizador, a feira recebeu 15 mil pessoas durante os seus quatro dias de realização. A visitação intensa, entretanto, se deu em três dias, já que na quarta-feira (23/10) e sábado (26/10) a chuva torrencial verificada na região praticamente inviabilizou a presença de público na praça.

“Nós poderíamos estar aqui nos lamentando, pelos dias de chuva, principalmente pelo sábado, dia para o qual tínhamos preparado uma ampla programação, mas prefiro comemorar os dias em que a feira lotou e tudo de bom que aconteceu no nosso evento”, comentou Marla Crespo ao apontar que a intenção original da feira - de ser abrangente e democrática – foi alcançada.

A feira deste ano se desenvolveu em mais dois locais, além da praça: no Cine Teatro Coliseu e no Centro Administrativo. No prédio do CA, por exemplo, aconteceu uma exposição do Museu de Geologia da CPRM (Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais - Serviço Geológico do Brasil). Na mostra, que apresentou dez diferentes tipos de minerais e rochas existentes no Estado, foram distribuídas amostras de coleções de rochas e minerais a professores. Já na programação do Coliseu, houve a apresentação de curtas metragens e debates, além de peças teatrais.

Uma das novidades deste ano na praça foi a Tenda de Conferências, espaço em que foram promovidos debates, palestras, sessões de autógrafos e outras atrações. O projeto “Tecendo Poetas Na Escola”, coordenado pela professora Inês Crespo, por exemplo, teve sua conclusão naTenda. Já o professor Alvaro Santestevan liderou a Oficina Literária “A musicalidade na Poesia”, enquanto, enquanto o historiador Catulo Fernandes palestrou sobre o “Panorama da História da Poesia em Camaquã”. Também no espaço houve o lançamento da segunda edição dos livros “Revolução Farroupilha em Camaquã” e

“Subsídios a História de Camaquã”, assinado por João Máximo Lopes, do Núcleo de Pesquisas Históricas de Camaquã (NPHC).

O escritor Barbosa Lessa mereceu também um capítulo na Feira do Livro, com o seminário sobre sua obra. A homenagem foi dividida em duas partes: uma no Sítio da Água Grande e a outra no Palco principal da feira, com os painelistas Jocelito Zalla e Joana Figueiredo, professores da Ufrgs. A mediação foi de Andréia Becker. Após as palestras, o show “Barbosa Lessa o Compositor”, com Maiquel Filho fechou a noite de sexta-feira.

Foi uma feira de muitos lançamentos também. “Pedacinhos de Vida”, de Hamilton Bitencourt;“Ycabacuá - Revelações para uma Nova Era”, de Erenita Claro Ávila; “Poesia-Reflexão-Emoção-Ação”, de Iara Schmegel Moreira foram alguns deles. Já a paulista Patrícia Lages, convidada pela NTC Livraria, autografou “Bolsa Blindada”. A obra, que tem chamado atenção da mídia nacional, traz dicas sobre economia e finanças pessoais. Além disso, foram também apresentados na feira“Histórias de Gelar o Sangue”, de Antônio Schimeneck; “De Tudo Um Pouco”, de Evandro Gomes e“O Escândalo do Testemunho - História de Vidas no Presídio de Camaquã”, de Juliano Gomes de Carvalho.

Patrono lança obra

Patrono deste ano da feira, Juremir Machado da Silva também lançou obra. “Jango, a Vida e a Morte no exílio” (L&PM, 376p.), traz a visão do jornalista e escritor gaúcho sobre a trajetória de vida do ex-presidente da República (1961-1964). Juremir esteve na quinta-feira, na abertura do evento, e no sábado, quando participou de programas nas rádios locais.

Destaque também para o Coral da Escola Romano São Lucas, para Mário Pirata - Poeta e Brincadeiro, que divertiu o público infantil e para a tertúlia dos 50 anos do CTG Camaquã. Na Praça de alimentação, dentro do Projeto “Santo de Casa faz Cultura”, a música de Daniel e Luis Carlos Evangelista cantaram MP&B e outros gêneros. A feira foi encerrada domingo à tarde, com uma Roda de Samba, da Império Camaquense.
(Fonte: Ass Com Soc Gov Mun)

Nenhum comentário:

Postar um comentário