segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Espaço de Saúde: Quiropraxia; abordagem na hérnia de disco

Por Douglas Decavata
Fisioterapeuta

Você está sentindo alguma dor na coluna? Sente alguma irradiação da dor para braços ou pernas? Algum formigamento ou dormência nas mãos ou nos pés? Fez uma ressonância magnética que lhe apontou hérnia de disco? Pois bem, não se assuste. Hoje em dia encontramos tratamentos para esse problema que afeta cerca de 5,4 milhões de brasileiros. Um dos tratamentos convencionais mais conceituados no mundo é a Quiropraxia.

Segundo o quiropraxista Max Peres Dias, uma lesão no disco pode ser originada por uma queda, um acidente de carro ou por levantar objetos pesados de forma inadequada. Numa fase inicial, pode produzir dor imediata, localizada ou irradiada para extremidades. Normalmente, é acompanhada por espasmos/contraturas musculares que alteram a forma da coluna, como uma reação do corpo na tentativa de evitar o movimento do local, diminuindo a causa de mais danos ao disco. A hérnia de disco acontece em qualquer disco da coluna vertebral, mas é mais comum na cervical ou lombar. A região lombar é o lugar mais frequentemente sobrecarregado na vida cotidiana. Quando o nervo está comprimido, dor, adormecimento, formigamento, queimação e fraqueza podem ser sentidos por onde o nervo passa, através da perna.

A Quiropraxia dedica-se ao tratamento e a prevenção de alterações mecânicas (sub-luxações) do sistema músculo-esquelético e seus efeitos sobre a função do sistema nervoso e da saúde de maneira geral. Sabemos que a hérnia de disco resulta de disfunção entre a vértebra, o disco e a vértebra adjacente, ou seja a subluxação. Por devolver a função normal à articulação, o quiropraxista consegue tirar a compressão que a hérnia e a inflamação associada causam ao nervo. A maioria dos pacientes que procuram a clínica apresentam este problema e o sucesso da Quiropraxia vem porque os ajustes feitos pelo quiropraxista devolvem o movimento e a função normal à coluna, tirando a compressão do nervo causado pela hérnia. Não é milagre e pode demorar entre uma semana ou vários meses. Recomenda-se que após o tratamento seja feito revisões periódicas da coluna com um quiropraxista, mesmo que não tenha dor, além de exercícios próprios para coluna, alongamentos e mudanças posturais com a fisioterapia ou o pilates que também temos no consultório. O quiropraxista Max Peres Dias atende em seu consultório na avenida Bento Gonçalves, número759 em Camaquã.

Douglas Decavata atende na Clínica Max Peres Dias - Av. Bento Gonçalves,  759
Atendimento individual, clínico e domiciliar em Camaquã
Fones: (51) 3671-6843 / 9843-3270

Nenhum comentário:

Postar um comentário