quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Ações ambientais e palestras marcam a Semana Municipal da Água em Camaquã

Com a temática “Gestão e Qualidade dos Recursos Hídricos”, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Camaquã realizou diversas atividades em comemoração à Semana Municipal da Água, a qual normalmente se realiza na última semana de setembro, mas que por força da meteorologia desfavorável e de agenda, foi transferida este ano para o início de outubro.

A Semana Municipal da Água de Camaquã de 2013 foi realizada com o patrocínio do Conselho Municipal do Meio Ambiente (Comaca) e da Corsan, tendo o apoio das secretarias municipais da Educação e da Ação Social, da AUD, IFSul, Secretaria Estadual do Meio Ambiente, Irga, e do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Camaquã.

“Com um baixo custo e muita criatividade da nossa equipe dos nossos parceiros, conseguimos atingir aquilo que queríamos, que era valorizar a água, através de ações pedagógicas e práticas”, comentou o secretário municipal da Educação, João Batista Caldasso. 

O início da programação se deu entre os dias 23 e 26 de setembro, quando técnicos realizaram palestras que abordaram o uso, a qualidade e as formas de gestão dos recursos hídricos. Os encontros foram no IFSsul.

Já no dia 30 foi realizada a recomposição da mata ciliar do Arroio do Tigre, afluente do Arroio Velhaco, no local conhecido como Prainha do Campestre. Na ação, feita conjuntamente com as escolas Otto Lauffer e Vicente Garcia, foram plantadas 300 mudas de árvores de espécies nativas – como capororocas, ipês, aroeiras, ingás e pitangas.

Educação ambiental

Entre 3 e 4 de outubro, atividades de educação ambiental foram promovidas no Auditório da Secretaria Municipal da Ação Social, sob a coordenação e execução de Hernán Mostajo, do Observatório Cosmos. O evento reuniu 900 pessoas, entre alunos e professores, que aprenderam sobre a formação dos aquíferos, o ciclo da água e a importância da sua preservação.
(Fonte: Ass Com Soc Gov Mun)

Nenhum comentário:

Postar um comentário