segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Religião: Romaria

Por padre José Inácio Sant'Anna Messapemessa@terra.com.br
Camaquã/RS


Tendo em vista a grande concentração do povo de Deus nesta 19ª Romaria das Capelinhas, exatamente no ano especial da Fé convocado pelo papa emérito Bento XVI, percebemos que é este o dia bem propício para se realizar a renovação pública da nossa fé. A fé é a riqueza maior do nosso viver. É o fundamento seguro da nossa vida cristã. O desejo do papa é criar um anseio em cada crente para confirmar a fé plenamente, com renovada convicção, com confiança e esperança. A nossa participação na Romaria assinala uma abertura à ação do Espírito Santo e uma solicitude pela vida e salvação de todos.

Olhando para a história de nossa fé, percebemos como nossa vida é profundamente marcada pela presença de Deus. Porém, subsistem ainda as marcas do pecado, do egoísmo, do atraso. As influências mundanas tendem a nos acomodar e a atrofiar em nós a criatividade da nossa adesão pelo reino de Deus. Foi pela superação das negligências humanas que a fé se tornou frutuosa na história do povo bíblico. Pois, somos chamados a dar os mesmos passos. A fé é decidir estar com o Senhor, para viver com ele. E esse “estar com ele” introduz na compreensão das razões pelas quais se acredita. Renovar a fé consiste em reatar a nossa vida ao amor de Deus para viver na intimidade com Ele.

A fé, precisamente porque é um ato da liberdade, exige também assumir a responsabilidade social daquilo que se acredita. No dia de Pentecostes, a Igreja manifesta, com toda a clareza, essa dimensão pública do crer e do anunciar sem temor à própria fé a toda a gente. É o dom do Espírito Santo que prepara para a missão e fortalece o nosso testemunho, tornando-o franco e corajoso. A própria profissão da fé é um ato simultaneamente pessoal e comunitário. De fato, o primeiro sujeito da fé é a Igreja. É na fé da comunidade cristã que cada um recebe o Batismo, sinal eficaz da entrada no povo dos crentes para obter a salvação. Renovar a fé consiste em firmar um compromisso firme com o povo do Senhor. Que o amor de Deus acolhido seja transmitido por nós a cada irmão e a cada irmã. 

É o amor de Cristo que enche nossos corações e nos impele a evangelizar. Com o seu amor, Jesus Cristo, atrai a si as pessoas de todas as gerações. Ele convoca a Igreja confiando-lhe o anúncio do Evangelho, com um mandato sempre novo. Por isso, também hoje é necessário um empenho eclesial mais convicto a favor de nova evangelização para descobrir de novo a alegria de crer e reencontrar o entusiasmo de comunicar a fé. A fé assumida torna-nos fecundos. Conforme Bento XVI, alarga o coração com a esperança e permite oferecer um testemunho novo. A pessoa bem firme na fé, convicta e segura na caminhada, abre caminhos para evangelizar. Com criatividade e alegria se põe a servir a Boa Nova do Reino a todos. É o que desejamos com a 19ª Romaria das Capelinhas.

Esta é a carta circular que o Pe Léo Hastenteufel, nosso Vigário Episcopal, enviou a todas as Paróquias. Informações sobre a romaria pelo telefone da secretaria paroquial (51) 3671 4616 ou pelos e-mails paroquiadecamaqua@gmail.com ou pemessa@terra.com.br Participe!

Padre Léo Hastenteufel – Vigário Episcopal de Guaíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário