terça-feira, 14 de maio de 2013

Atriz Angelina Jolie retira os dois seios para prevenir câncer de mama

Foto: LEON NEAL / AFP
A atriz Angelina Jolie anunciou nesta terça-feira que passou por uma dupla mastectomia preventiva. Em um editorial publicado pelo New York Times, a vencedora do Oscar de 37 anos e mãe de seis filhos explicou que decidiu fazer a cirurgia após descobrir que é portadora do gene BRCA1, que aumenta drasticamente o risco de câncer de mama e nos ovários.

De acordo com a BBC, Jolie afirmou que médicos estimaram em 87% as chances da atriz desenvolver câncer de mama e em 50% o risco dela sofrer de câncer nos ovários. Ela teria começado em fevereiro o processo que terminou em abril. Após a cirurgia, estima-se que o risco dela desenvolver câncer de mama tenha caído para 5%.

Depois da morte de sua mãe, Marcheline Bertran, que lutou contra o câncer nos ovários por 10 anos e morreu em 2007 aos 56 anos, Angelina Jolie procurou evitar que os filhos passassem pela mesma dor que ela vivenciou — Eu decidi ser pró-ativa e minimizar o risco tanto quanto possível — afirmou a premiada atriz. Ela espera que seu relato sirva para incentivar mulheres a procurar orientação médica e entender suas opções, especialmente àquelas que tem histórico familiar de câncer mamário.

Angelina Jolie tem três filhos biológicos e três adotivos com o ator Brad Pitt. Ela também é ativista de causas humanitárias e embaixadora das Nações Unidas. (Fonte: Zero Hora)

Um comentário:

  1. Ninguém sabe de que irá morrer,me choca esta atitude dos médicos.Se a pessoa ficar com medo de avião,de carro,de assalto,de gripe,de infarto,isso vira pânico!

    ResponderExcluir