quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Greve no Banrisul continua em 21 bases sindicais do RS. Maioria das assembleias rejeita nova proposta do banco

A greve dos banrisulenses continua nas bases de 21 sindicatos filiados à Fetrafi-RS, além de unidades em Santa Catarina. Na rodada de negociação ocorrida na última segunda-feira (21/10), a direção do Banco apresentou uma nova proposta aos trabalhadores. Já na terça-feira, após reunião de avaliação, o Comando dos Banrisulenses entregou ofício aos negociadores do Banrisul salientando que a proposta apresentada era insuficiente. No documento, o Comando elencou questões cruciais a serem negociadas para o encerramento da greve, mas o Banrisul se limitou a propor apenas mudanças nos critérios de compensação dos dias parados.

Os sindicatos filiados à Federação fizeram assembleias específicas dos banrisulenses no fim da tarde de ontem (22/10) e na manhã desta quarta-feira (23/10), sendo que a maioria rejeitou a proposta do banco e manteve a greve, até que haja avanços significativos nas negociações.

A assembleia do SindBancários, realizada na terça, na Igreja da Pompeia, em Porto Alegre, rejeitou por unanimidade a proposta do Banrisul. Após a reunião, os grevistas saíram em caminhada pelas ruas do centro da Capital, até a Direção Geral do Banco, na Rua Caldas Júnior. O objetivo da manifestação foi dizer à direção do Banrisul que a proposta foi insuficiente e que a greve irá continuar.

Veja as bases sindicais que rejeitaram a proposta do Banrisul nas assembleias, de acordo com as informações repassadas pelos sindicatos filiados à Fetrafi-RS:

Camaquã; Caxias do Sul; Erechim; Guaporé; Horizontina; Ijuí; Litoral Norte; Novo Hamburgo; Passo Fundo; Pelotas; Porto Alegre; Rio Grande; Santa Maria; Santana do Livramento; Santiago; Santo Ângelo; São Leopoldo; Uruguaiana; Vacaria; Vale do Caí e Vale do Paranhana.

Fora do Estado também há greve em Blumenau, Florianópolis, Concórdia, Balneário Camboriú, Joinville, Caçador e Chapecó.
(Fonte: Imprensa/Fetrafi-RS. Foto: SindBancários)

2 comentários:

  1. Os bancários tem de ficar atentos, pois cada vez mais as máquinas estão os substituindos. E com a rede de lotéricas e pontos de atendimentos conveniados, eles não fazem muita falta. Hoje se faz tudo via internet. Pago todas aas minhas contas num lugar ou outro. Portanto estas greves prolongadas, de um grupo minimo de pessoas muito bem remuneradas, é no minimo um contrassenso. Chega 2 ou 3 sindicalistas na porta do banco, põem cadeiras de praia, trazem o chimarrão, botam um cartazz ESTAMOS EM GREVE e pronto. Está errado.
    Claudio Abreu. Comerciante.

    ResponderExcluir
  2. Temos certeza que você é "muito mais bem remunerado" que um bancário e também gosta quando o bancário tem um salário justo e pode gastar mais no teu comércio, né? O banco cobra muito bem pelos seus serviços, porém não repassa isto para quem realmente faz o serviço. Você acha justo isto?

    ResponderExcluir