terça-feira, 15 de outubro de 2013

Religião: Romaria das Capelinhas. Romaria, ato de fé do povo convocado por Deus

Por padre José Inácio Sant’Anna Messa
E-mail: pemessa@terra.com.br
Camaquã/RS
  
Aproveito neste texto parte de um artigo da Irmã Nilva, coordenadora da Pastoral das Capelinhas de nosso Vicariato. Nosso desejo é que milhares de pessoas vivenciem esse momento de fé, de encontro e de celebração, impulsionados pelo lema: “Com Maria, Eis-me aqui. Envia-me!". Ao longo da história da Salvação, temos grandes nomes jovens que buscaram, em tudo, fazer a vontade de Deus, jovens que estão presentes na própria Sagrada Escritura e que tiveram toda sua jovialidade voltada para o serviço a Deus e ao próximo. Jovens sensíveis que, no seu tempo e no seu contexto social, não tiveram medo de dizer sim a um chamado de felicidade e plena realização. Os bispos do Brasil, em abril lançaram o documento de estudo intitulado “Comunidade de comunidades”. A Romaria proporciona o encontro das comunidades que buscam viver e celebrar a fé. É um grande congraçamento.

Durante a caminhada vamos celebrar a vida das crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos que, assim como Maria, são protagonistas da história. Falar de Romaria é falar de CAMINHADA. É falar da história de FÉ de um POVO que CRÊ na presença do DEUS da Vida e da Esperança, sob a proteção materna de Maria... A Romaria é um momento de alegria e festa onde o povo expressa sua fé, seu sofrimento, sua resistência, sua ternura e nos ensina a capacidade de partilhar a fé, a vida, o pão, os sonhos, as conquistas... A Romaria nos ajuda a vivenciar e expressar a unidade na diversidade. É uma manifestação religiosa que contagia milhares de pessoas.

A preparação da Romaria assume a dimensão de um ato de fé cristã e de um renovado compromisso de vida. A peregrinação é uma atitude bíblica. No Novo Testamento, Maria e José peregrinavam a Jerusalém, todos os anos, na Festa de Páscoa. É uma forma de religiosidade e de piedade agradável a Deus e uma atitude que proporciona aos cristãos, momentos de um diálogo mais íntimo com o Pai. A Romaria é um caminhar juntos à luz da fé, conduzidos pela mão carinhosa da Mãe Maria, no sentido característico da vida humana, que é um constante peregrinar para Deus. "O próprio Cristo se faz peregrino e caminha, Ressuscitado, entre o seu povo. A decisão de caminhar já é uma confissão de fé. O caminhar é um verdadeiro canto de esperança e a chegada da caminhada é um encontro de amor".

A 19ª Romaria é a primeira que terá a imagem da Sagrada Família, padroeira escolhida dia 03 de agosto, para nosso Vicariato. Para expressar isto cada animador(a) de capelinha está convidado(a) a levar um(a) jovem para este(a) entrar com a capelinha logo após a procissão no Parque da Juventude, na beira do Guaíba, o grande campo da fé, nos diz o Papa Francisco.

Nesta alegria juvenil, comissões estão organizando a 19ª edição da Romaria. Teremos nela 04 momentos distintos e complementares: 1) preparação e motivação nas comunidades através da oração (rezar em todas as missas) e divulgação do evento; 2) deslocamentos a pé ou de ônibus até em frente à Prefeitura; 3) acolhida às 16h15min e procissão passando pelas ruas principais da cidade celebrando a caminhada da Igreja e do Vicariato rumo à Diocese, sob a proteção da Sagrada Família; 4) missa no Parque da Juventude -“Campo da fé”, na beira do Guaíba. Em nossas comunidades, já estamos rezando a Oração da 19ª Romaria, agradecendo a Deus pelo Dom da vida, e pelo encontro do Povo de Deus e suplicando a Deus a graça de sermos anunciadores e testemunhas da vida e da esperança que se difunde sobre a terra, em unidade na diversidade.

As inscrições para a participação na Romaria do dia 26 de outubro (sábado) já estão abertas, na secretaria paroquial e na secretaria do Santíssimo. Aqui de Camaquã os ônibus sairão às 14h30min das comunidades Cristo Rei, Santa Terezinha, São João Batista. Das comunidades mais distantes um pouco mais cedo. Se você participou de Romarias anteriores dê o seu testemunho e convide mais pessoas para participar com você. Ide, sem medo, anunciar o Evangelho.
Que Maria, sob seus diversos títulos, proteja a todos e nos mostre o caminho que o Filho Jesus quer que sigamos rumo ao encontro definitivo com o Pai.

Lembramos que quinta-feira, dia 17; sexta-feira, dia 18; sábado, dia 19, às 20h teremos o tríduo na Comunidade São Francisco, no Ouro Verde/Cônego Walter. Dia 20, no salão paroquial, teremos um galeto no salão paroquial São João Batista, às 12h. Adquira seu ingresso na secretaria paroquial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário