segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Camaquã também será pioneira na instalação de energia eólica. Terá o 1º aerogerador a se conectar na rede de energia elétrica no Estado

Depois da novidade trazida à Camaquã; a compensação de energia elétrica através da energia solar (fotovoltaica), agora é a vez do município ser pioneiro no primeiro aerogerador a se conectar na rede de energia elétrica no Estado.

Paulo Simões Lopes Neto, diretor-comercial da empresa Venha K Energias Renováveis, em entrevista ao Blog do Juares falou sobre o assunto.

"Assim como a instalação de placas solares no início do corrente ano, no Super São José, Camaquã também será pioneira no Rio Grande do Sul na compensação de energia elétrica através da energia eólica. Isso consiste na instalação de um aerogerador (catavento), que será conectado na rede de energia elétrica da CEEE, zerando assim a conta de luz do cliente", disse Paulo.

Onde será instalado

O aerogerador de 500 watts/hora está sendo instalado na propriedade do Sr. Amilcon Chagas Vieira, onde funciona um abatedouro de aves, empresa DUNAGI, localizado na localidade de Capelinha Santo Antônio, 8º Distrito de Camaquã, cerca de 18 km da cidade.

A previsão de entrega do projeto é para o início de dezembro de 2013.

Como funciona

Com amparo legal através de Resolução da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), se trata de um sistema de compensação de energia elétrica, podendo compensar até 1 megawatt de energia elétrica diária. 

Através de um relógio digital instalado pelo CEEE com entrada e saída de energia o cliente pode transferir os créditos de energia elétrica dentro da mesma distribuidora paras outros imóveis ou propriedades ligados ao CPF ou CNPJ do cliente, podendo ser em outra cidade, zerando a conta. os créditos que são injetados na rede podem ser utilizados em até 36 meses.

Investimento

O investimento - disponível atualmente para todos os produtores rurais - pode ser financiado pelo prazo de até 8 anos, com juros de 2% a/a e carência de 3 a 5 anos para pagar.
(Fotos: divulgação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário